Para obter uma amostra que seja representativa de um estado metabólico do paciente, a regulamentação de determinados aspectos da coleta é, muitas vezes, necessária. Essas condições podem incluir o tempo, o volume e o método de coleta, a dieta do paciente e o uso de medicamentos.
Sobre os tipos de coleta, marque a alternativa INCORRETA.
A amostra de urina de 24 horas é indicada para testes químicos quantitativos.
Na amostra de urina de 24 horas, o paciente deve desprezar a primeira urina e coletar todas as amostras depois dela, no período de 24 horas.
A amostra em jejum possui metabólitos de alimentos ingeridos antes do início do jejum, sendo indicado para monitoramento da glicose.
A primeira amostra da manhã possibilita a detecção de substâncias químicas e elementos formados não detectados em uma amostra aleatória.
A amostra aleatória pode ser coletada em qualquer momento, desde que o horário da coleta seja registrado no recipiente, sendo indicado para triagem de rotina.
Questão 2 | UROANALISES
Cada rim possui cerca de 800 mil a 1 milhão de néfrons, sendo cada um capaz de formar urina, porém em caso de lesões, os rins não podem regenerar novos néfrons, portanto lesões renais ou envelhecimento causam declínio gradual do número de néfrons. Após 40 anos de idade, o número de néfrons funcionais diminui por cerca de 10% a cada 10 anos, dessa forma, com 80 anos, muitas pessoas tem 40% a menos de néfrons funcionais. Em relação aos néfrons, avalie as afirmativas abaixo e classifique-as em (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas:
( ) Os néfrons realizam reabsorção de elementos como glicose e água.
( ) Cada néfron contém capilares glomerulares onde grande quantidade de líquido são filtradas e o longo túbulo.
( ) Néfrons corticais são os néfrons que possuem os glomérulos localizados na zona cortical, e possuem alças de Henle longas.
Assinale a sequência correta.
F - V - V.
V - V - F.
F - V - F.
F - F - V.
V - V - V.
Questão 3 | UROANALISES
A pesquisa de Elementos Anormais e Sedimentoscopia (EAS) é um procedimento que exige alguns cuidados, principalmente de conservação de amostra. Quando não preservamos a amostra adequadamente, podemos observar o aumento de:
Nitritos.
Cetonas.
Glicose.
Bilirrubina.
Hemácias.
Questão 4 | UROANALISES
O processo de coleta da urina pode afetar todo o processo analítico da amostra se não for realizado adequadamente. Existem diversos tipos de coleta para urina, sendo escolhido de acordo com as análises solicitadas e condições do paciente.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que indique o tipo de amostra utilizado na rotina.
Coleta hospitalar.
Amostra suprapúbica.
Primeira da manhã.
Amostra de cateter.
Amostra de 24 horas.
Questão 5 | UROANALISES
Leia o trecho a seguir:
“Tipo de cristal presente na urina, estão presentes nos cálculos dos rins e da vesícula. Esse tipo de cristal é granular, tem coloração rósea ou avermelhada, devido a presença do pigmento uroeritrina, porém não possui significado clínico.”
Assinale a alternativa que indica qual cristal o trecho acima se refere.
Fosfato triplo.
Cistina.
Tirosina.
Urato amorfo.
Colesterol.
Questão 6 | UROANALISES
Grande parte das proteínas que circula na corrente sanguínea é grande demais para que os rins filtrem, portanto em situações normais, não costumamos identificar proteínas na urina. Quando encontrado grande quantidade de proteínas na urina, geralmente é indicativo de doenças renais. Assinale a alternativa que indica qual melhor exame urinário pode confirmar a proteinúria.
Urina tipo 1.
Urina 24 horas.
Coproculura.
Urocultura.
Ultrassom urinário.
Questão 7 | UROANALISES
O exame de urina é dividido em três etapas, o exame físico, o químico e a análise dos sedimentos, sendo os três obrigatórios para que o laudo seja liberado. Sobre o exame de urina, avalie as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso:
( ) A tira reativa analisa parâmetros relacionados à glicose, corpos cetônicos, bilirrubina, densidade, sangue, pH, proteínas, urobilinogênio, nitritos e leucócitos.
( ) Na coleta de urina de 24 horas, o paciente deve ser orientado a começar e terminar a coleta com a bexiga vazia.
( ) A tira reativa não permite avaliar a presença de bactérias na amostra.
Agora, marque a alternativa correta.
V, F, F.
F, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
V, V, F.
Questão 8 | UROANALISES
Paciente feminino, 19 anos, sem histórico prévio de doença renal, apresentou dor intensa nas costas e ao urinar, sendo admitida na unidade de emergência por dor intensa. Foi solicitado um exame na urina e o laboratorista observou a seguinte imagem na análise microscópica:
Assinale a alternativa indicativa dos cristais presentes na urina:
Cristais de oxalato de cálcio.
Cristais de Prata.
Cristais hialino.
Cristais de oxalato de magnésio.
Cristais de ácido úrico.
Questão 9 | UROANALISES
Quando avaliamos o líquido cefalorraquidiano (LCR) é necessário realizar testes bioquímicos, além do citológico. Um paciente com meningite bacteriana deve apresentar quais níveis de glicose e proteínas, respectivamente, quando analisado o LCR:
Aumentada e diminuída.
Normal e diminuída.
Diminuída e normal.
Aumentada e normal.
Diminuída e aumentada.
Questão 10 | UROANALISES
O exame de urina é um dos mais importantes para avaliar a função renal, pois fornece informações sobre os danos renais, problemas no processo de filtração e indica a integridade anatômica e funcional do órgão e das vias associadas.
Considerando os achados no exame de urina e sua relação com a patologia, assinale a alternativa correta.
pH e glicose aumentados: lesão renal grave.
Proteinúria positiva: lesão renal glomerular.
Nitrito positivo: diabetes mellitus.
Presença de 10 cilindros hialinos/campo: infecção urinária.
Glicosúria positiva: disfunção hepática ou das vias biliares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário