Concurso TJ RJ: Banca Organizadora Será Definida em Agosto

Concurso TJ RJ: Contratação da Banca Organizadora Prevista para Agosto

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) está avançando com a organização de seu novo concurso público para o cargo de analista judiciário. A estimativa é que a banca organizadora seja contratada até o mês de agosto. Confira mais detalhes a seguir!


Processo de Contratação da Banca Organizadora

Na última quarta-feira, 17 de julho, o TJ RJ confirmou que a contratação da banca organizadora está prevista para ser concluída em agosto. Desde junho, o processo de seleção da banca está incluído no Portal de Compras do Governo Federal, permitindo que o tribunal siga com os procedimentos necessários para a escolha e contratação da organizadora.


Projeto Básico do Concurso

O projeto básico do concurso já está elaborado, servindo como um guia para o edital. Este documento contém informações essenciais como vagas, cargos, áreas de atuação, requisitos, estrutura das provas e o cronograma previsto. As bancas interessadas utilizam essa minuta para propor seus preços e condições para organizar o concurso. Vale ressaltar que o conteúdo deste projeto é restrito e não foi acessado pela reportagem.


Bancas Interessadas

Quatro instituições manifestaram interesse em organizar o concurso antes mesmo do início formal do processo de escolha:

  1. Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
  2. Instituto AOCP
  3. Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan)
  4. Instituto Selecon

Essas bancas serão consultadas para apresentação de propostas, e outras instituições também podem ser convidadas. A banca selecionada será responsável pela recepção das inscrições e pela aplicação das provas.


Previsão do Edital e Foco das Vagas

O edital do concurso TJ RJ está previsto para ser divulgado no segundo semestre deste ano, ou seja, até dezembro. As vagas serão focadas na área de Tecnologia da Informação (TI), conforme autorizado em fevereiro pelo presidente do TJ RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. O regulamento da seleção, publicado em 25 de março, detalha que o concurso será para formação de cadastro de reserva nas seguintes especialidades:

  • Analista de Negócio
  • Analista de Infraestrutura
  • Analista de Sistema
  • Analista de Projeto
  • Analista em Gestão de TIC
  • Analista de Inteligência Artificial
  • Analista de Segurança da Informação

As vagas serão distribuídas na 1ª Região, e os candidatos poderão se inscrever em apenas uma especialidade.


Requisitos e Salários

Para concorrer ao cargo de analista do TJ RJ, é necessário ter nível superior completo. As especialidades exigem formações específicas, como Administração, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, entre outras áreas relacionadas à TI. O salário mensal é de R$ 11.513,84, conforme detalhado no Portal da Transparência do tribunal.


Estrutura das Provas

Os candidatos serão submetidos a várias etapas, incluindo:

  • Prova objetiva de Conhecimentos Técnicos
  • Prova discursiva
  • Exame de títulos
  • Comprovação de sanidade física e mental
  • Comprovação dos requisitos à investidura no cargo

O conteúdo programático das provas objetivas ainda não foi divulgado.


Histórico do Último Concurso

O último concurso para técnicos e analistas judiciários do TJ RJ, iniciado em 2020, não teve seu prazo de validade prorrogado. A seleção, organizada pelo Cebraspe, ofereceu 132 vagas após readequações devido à pandemia de COVID-19. As vagas foram distribuídas entre diversas regiões administrativas do estado do Rio de Janeiro.

Fique atento para mais atualizações sobre o concurso TJ RJ e prepare-se para as etapas futuras




Fonte :folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário