No âmbito de Controle de Qualidade, os testes de potência permitem determinar a concentração de IFA nos medicamentos. Para tanto, as monografias das farmacopeias descrevem os ensaios característicos segundo as propriedades físicas de cada substância.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os testes de potência de medicamentos, analise as afirmativas a seguir:
I. O fator de diluição é um número que depois de ser multiplicado pelo teor de IFA na alíquota de ensaio fornece o teor de IFA na tomada de ensaio.
II. Instrumentos baratos fornecem maior confiabilidade de resultados, bem como diminuem o tempo e recursos financeiros disponíveis para análises.
III. As características próprias de cada forma farmacêutica ajudam na definição da quantidade de amostra a ser utilizada.
IV. Os métodos de absorção atômica e as titulações volumétricas são métodos mais sensíveis que os métodos cromatográficos.
V. Os métodos espectrofotométricos permitem a determinação das concentrações de IFAs, bem como dos seus interferentes.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
I, II e V.
II, IV e V.
I, III, IV e V.
Correta:
I, III e V.
Resposta correta
I, II e III.
Pergunta 2
1
/
1
Os instrumentos utilizados para as regiões do UV/VIS são denominados espectrofotômetros UV/VIS e dispõem de um ou mais dispositivos para restringir a radiação que está sendo medida dentro de uma banda estreita que é absorvida ou emitida pelo analito. A maioria utiliza um monocromador ou filtro para isolar a banda de comprimento de onda desejada para que somente a banda de interesse seja detectada e medida. Dessa forma, cada tipo de espectrofotometria utiliza radiações especificas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a espectrofotometria, analise as afirmativas a seguir:
I. A medida da intensidade de fluorescência pode ser usada diretamente para a determinação da concentração do medicamento.
II. A magnitude da absorção depende das características da energia, bem como da concentração e da estrutura química do IFA.
III. Os espectrômetros de ICP-MS (espectrometria de massas por plasma) podem analisar menos de 50% dos elementos da tabela periódica.
IV. O espectro de emissão atômica é o conjunto de radiações emitidas por uma mesma espécie.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
Correta:
II e IV.
Resposta correta
I e II.
II e III.
II, III e IV.
I, II e III.
Pergunta 3
1
/
1
Os métodos espectrofotométricos têm como fundamento a absorção da energia eletromagnética pelas moléculas de IFAs. Particularmente, sabe-se que a magnitude da absorção depende das características da energia incidente, da concentração e da estrutura química do IFA.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado nos métodos de análise de medicamentos por espectrofotometria, ordene as frases a seguir de acordo com a sequência correta do fundamento da Espectrofotometria de Fluorescência:
( ) Intensidade da luz emitida é proporcional à concentração de IFA.
( ) Curta permanência de elétrons no estado excitado.
( ) Os elétrons retornam ao estado fundamental emitindo fluorescência.
( ) Excitação de elétrons da molécula de IFA.
( ) IFA de natureza fluorescente é exposto à radiação UV/VIS.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
2, 5, 3, 4, 1.
Correta:
5, 3, 4, 2, 1.
Resposta correta
4, 3, 5, 1, 2.
5, 4, 2, 1, 3.
3, 4, 2, 5, 1.
Pergunta 4
1
/
1
As formas farmacêuticas líquidas (FFL) estão constituídas, principalmente, por água como solvente principal. Assim, a farmacopeia brasileira determina os principiais testes físicos a serem realizados para o cumprimento das especificações de ditas FFLs.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado para os ensaios físicos, analise as afirmativas a seguir:
I. A viscosidade é avaliada com temperatura específica por ser diretamente proporcional à temperatura.
II. A densidade relativa se determina com densímetro, picnômetro ou balança hidrostática a 20 °C.
III. O reômetro de Brookfield mede a resistência ao movimento de rotação de eixos metálicos quando imersos na FFL.
IV. As monografias das FFL determinam o papel indicador como método para a determinação de pH.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
I e II.
I e IV.
II, III e IV.
II e IV.
Correta:
II e III.
Resposta correta
Pergunta 5
1
/
1
A sexta edição da Farmacopeia Brasileira preconiza algumas metodologias instrumentais para a dosagem de IFAs. Ditos métodos possibilitam verificar, com um nível de certeza aceitável, as concentrações de IFAs, para que estejam de acordo com o rótulo de sua embalagem. Para tanto, as metodologias espectrofotométricas fornecem resultados reproduzíveis.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os métodos espectrofotométricos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A espectrofotometria permite a determinação do cumprimento de onda que fornece a maior absorbância (ʎmax).
II. ( ) Na região do infravermelho médio (MIR), a incidência de energia produz transições eletrônicas nas moléculas.
III. ( ) A espectrofotometria infravermelho é utilizada para a determinação do tamanho de partícula e espectros de degradação.
IV. ( ) Cubetas de quartzo são necessárias na região UV e as de vidro ou acrílico para a região visível.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
Correta:
V, F, F, V.
Resposta correta
V, V, F, V.
V, V, F, F.
V, V, V, F.
V, F, V, F.
Pergunta 6
1
/
1
Considerando que a análise térmica mede, geralmente, as variações de energia ou de massa, a Termogravimetria mede a variação de massa da amostra como uma função da temperatura, ou tempo de aquecimento, utilizando um programa controlado de temperatura.
Considerando essas informações, bem como o conteúdo estudado sobre os métodos clássicos de doseamento de medicamentos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A temperatura inicial (Ti) e final (Tf) da perda de massa, respectivamente, ajudam na determinação do resultado expresso em porcentagem.
II. ( ) As curvas termogravimétrica e termogravimétrica derivada facilitam a medida da perda de massa da amostra.
III. ( ) A termogravimetria permite determinar o teor de umidade, temperatura de decomposição térmica e determinação do teor de cinzas.
IV. ( ) A análise térmica mede as propriedades físicas de fármacos líquidos e voláteis em função da variação da viscosidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
V, V, F, F.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
Correta:
V, V, V, F.
Resposta correta
Pergunta 7
1
/
1
O Controle de Qualidade de um medicamento envolve uma série de testes físicos para garantir a eficácia e segurança dos mesmos segundo a forma farmacêutica em avaliação. Dessa forma, há ensaios principais que devem ser realizados com o intuito de avaliar o grau de qualidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado nos ensaios físicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A acidez ou a alcalinidade de medicamentos deve ser avaliada, sendo a determinação de pH exclusiva de amostras líquidas.
II. ( ) Uma avaliação semanal das características físico-químicas da água deve ser realizada nas indústrias de cosméticos.
III. ( ) A especificação para a variação do conteúdo teórico de cápsulas estabelece limites entre 90 e 110%.
IV. ( ) As características organolépticas, como aspecto, odor, cor e sabor, são parâmetros avaliados para formas farmacêuticas líquidas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
V, V, F, F.
Correta:
F, F, V, V.
Resposta correta
V, F, V, F.
F, V, F, V.
F, V, V, V.
Pergunta 8
1
/
1
As unidades internacionais representam a medida da potência de alguns fármacos, sendo a atividade especifica contida em uma quantidade (massa) de padrão biológico internacional. Podemos mencionar hormônios, antibióticos, vitaminas, etc.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os testes de potência, e sabendo que a potência da Vitamina A é 1 000 000 UI/g, pode-se afirmar que a quantidade de gramos que devem ser pesados para preparar uma formulação contendo 500 000 UI será:
Ocultar opções de resposta
Correta:
0,5 g.
Resposta correta
0,1 g.
5 g.
0,01 g.
0,05 g.
Pergunta 9
1
/
1
Há métodos volumétricos diretos e indiretos. Nos métodos volumétricos diretos, a titulação realiza-se após a adição do indicador colorido. Já nos métodos por retorno, deve-se adicionar um excesso de reagentes à amostra para determinar a concentração do analito.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as técnicas volumétricas de doseamento de medicamentos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na determinação de água pelo método volumétrico por retorno, deve-se adicionar um excesso de iodo à amostra e, depois de um tempo suficiente para completar a reação, titula-se o reagente não consumido.
Porque:
II. O iodo é dissolvido no reagente e a quantidade de água é determinada medindo o volume de iodo consumido como resultado da reação com a água. A amostra pode ser titulada diretamente ou com uma titulação indireta.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta
Correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 10
1
/
1
Leia o trecho a seguir:
“A determinação culombimétrica da água utiliza a reação de Karl Fischer (Método Volumétrico), sendo uma reação quantitativa da água com uma solução anidra de dióxido de enxofre e iodo na presença de uma solução tamponante, que reage com os íons hidrogênio. O iodo no método culombimétrico não é adicionado na forma de uma solução volumétrica, mas é obtido por oxidação anódica em uma solução que contem iodeto.”
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Farmacopeia brasileira. 6. ed., 2019, v. 2. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/farmacopeia-brasileira>. Acesso em: 10 set. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os métodos clássicos de doseamento de fármacos, pode-se afirmar que é necessário:
Ocultar opções de resposta
a calibração de equipamento hermético e a determinação de água por métodos volumétricos indiretos.
o uso de equipamento calibrado utilizando padrões de referência, bem como de eletrodos calibrados.
o uso de equipamento hermético limpo e calibrado segundo as especificações fornecidas pelo fabricante.
Correta:
o emprego de equipamento com sistema absolutamente hermético, os eletrodos necessários e um agitador magnético.
Resposta correta
o uso de materiais volumétricos de elevada precisão, como balões volumétricos, depois de uma limpeza apropriada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário