Qual das atividades abaixo NÃO faz parte do Ciclo da Assistência Farmacêutica?
A
Aquisição e distribuição.
B
Armazenamento.
C
Preparo e administração de medicamentos.
D
Seleção de medicamentos.
E
Gestão de materiais.
Em relação às atividades relacionadas ao Ciclo da Assistência Farmacêutica, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) elaborou a coleção “Para Entender a Gestão do SUS” (2011) e em seu Volume 07, intitulado “A Assistência Farmacêutica no SUS”, aborda os indicadores apresentados a seguir. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada indicador à sua descrição.
Coluna 1
1. Seleção de medicamentos.
2. Programação.
3. Aquisição de medicamentos.
4. Armazenamento.
Coluna 2
( ) Consiste em estimar as quantidades a serem adquiridas dos medicamentos e insumos para atender à necessidade dos serviços, por um período definido de tempo.
( ) O gerenciamento adequado dessa etapa do ciclo garante a preservação das características físico-químicas e microbiológicas dos produtos, para que possam produzir os efeitos desejados e evitando perdas que podem causar prejuízos financeiros ao Estado.
( ) Atividade responsável pelo estabelecimento da relação de medicamentos a serem disponibilizados na rede pública, sendo uma atividade decisiva para assegurar o acesso a eles.
( ) Esta etapa do ciclo envolve diferentes setores técnicos e administrativos e deve ser permanentemente qualificada, considerando os aspectos jurídicos (cumprimento das formalidades legais), técnicos (atendimento às especificações técnicas), administrativos (cumprimento dos prazos de entrega) e financeiros (disponibilidade orçamentária e financeira e avaliação do mercado).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A
2 – 1 – 3 – 4.
B
1 – 3 – 2 – 4.
C
2 – 4 – 1 – 3.
D
3 – 2 – 4 – 1.
E
4 – 1 – 2 – 3.
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
No ciclo da assistência farmacêutica, a ____________ constitui o ponto de partida.
A
programação
B
seleção
C
aquisição
D
prescrição
O eixo do ciclo da assistência farmacêutica, com base no qual todas as demais atividades são desenvolvidas, é a
A
aquisição.
B
seleção.
C
programação.
D
prescrição.
E
dispensação.
Precisamos de dados epidemiológicos em várias fases do ciclo da AF. Assinale a alternativa que expressa corretamente o “Coeficiente de Letalidade”, importante para a adequada seleção, programação e, ainda, avaliação da utilização dos medicamentos.
A
É a proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de doentes que sofrem dessa doença, em um dado período de tempo.
B
É um índice demográfico obtido pela relação entre o número de mortos de uma população e um determinado espaço de tempo, normalmente um ano.
C
Ele mede o padrão das doenças e dos agravos à saúde em uma população exposta.
D
Ele exprime o número proporcional de óbitos de uma dada doença em relação ao número total de óbitos em uma população em períodos determinados.
E
Ele exprime o número total de óbitos de uma dada doença em uma população, em períodos determinados, em relação ao número proporcional de óbitos.
No ciclo da assistência farmacêutica, a programação de medicamentos garante a oferta de medicamentos em quantidades suficientes e por tempo oportuno. Sobre os métodos utilizados no processo de programação de medicamentos, assinale a alternativa correta.
A
O perfil método epidemiológico é o mais utilizado. Sua adoção leva em consideração o consumo histórico dos medicamentos, baseando-se na frequência e intensidade da utilização pelo tempo.
B
O método de consumo histórico oferece vantagens em situações em que as informações de consumo não são reais, por conta, por exemplo, de períodos longos de desabastecimento, onde estimar o consumo médio mensal é fácil e prático.
C
A programação pelo método de perfil epidemiológico não requer o uso obrigatório de dados de consumo e, por isso, é frequentemente utilizada nos casos de falta de informação sobre a utilização de medicamentos ou na implantação de novos serviços.
D
A estimativa do consumo médio mensal (CMM) é realizada pelo cálculo do número total de meses em que o medicamento esteve disponível (MT) pela quantidade total consumida no período (QT), ou seja CMM= MT/QT.
E
O método de consumo médio ajustado é utilizado quando estão disponíveis os dados epidemiológicos, demográficos e consumo histórico para elaboração de modelagem matemática e superfície de resposta, a qual fornece informações precisas sobre a programação de medicamentos.
Qual das etapas abaixo NÃO constitui o Ciclo da Assistência Farmacêutica?
A
Seleção.
B
Aquisição.
C
Distribuição.
D
Dispensação.
E
Utilização.
Quanto às atividades que compõem o Ciclo da Assistência Farmacêutica, pode-se afirmar que:
A
A seleção de medicamentos, apesar de contribuir para a promoção do uso racional de medicamentos, impossibilita a uniformização de condutas terapêuticas e racionalização de custos.
B
Na programação, o perfil epidemiológico local (morbimortalidade) deve ser considerado para que se possa conhecer as doenças prevalentes e avaliar as necessidades de medicamentos para intervenção.
C
Um processo de aquisição bem executado não depende da existência de uma seleção e programação de medicamentos.
D
A periodicidade com que os medicamentos são distribuídos às unidades operativas não deve variar em função da programação, da capacidade de armazenamento, nível da demanda local ou tempo de aquisição.
E
A dispensação tem o propósito de garantir o fornecimento do medicamento correto e na quantidade adequada. A educação sobre o uso correto e o cumprimento da prescrição são atividades exclusivas da etapa de Atenção Farmacêutica.
Existem diversos relatos sobre o aumento dos gastos em saúde, sendo os medicamentos um dos principais responsáveis por este panorama. A ineficiência do planejamento é uma das principais causas que elevam os gastos em saúde, pois pode resultar em perda constante de medicamentos e consequente desperdício de dinheiro público. Considerando o ciclo da Assistência Farmacêutica, identifique em qual etapa devem ser estimas as quantidades necessárias de medicamentos a serem adquiridas para atender uma população determinada, em um período de tempo estimado.
A
Programação.
B
Padronização.
C
Controle de estoque.
D
Seleção.
Qual dos critérios abaixo NÃO deve ser considerado na Seleção de Medicamentos?
A
Disponibilidade no mercado brasileiro.
B
Facilidade de administração.
C
Possibilidade de fracionamento de dose.
D
Menor custo de tratamento.
E
A marca e o nome comercial dos medicamentos.
O ciclo da Assistência Farmacêutica é um mecanismo central da saúde pública que facilita a implementação equitativa e eficiente do serviço farmacêutico, garantindo e monitorando a seleção, a programação, a aquisição, o armazenamento, a distribuição e a dispensação de medicamentos de maneira oportuna e necessária. Sobre o ciclo da Assistência Farmacêutica, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Seleção.
(2) Programação.
(3) Distribuição.
(
) É uma etapa importante do ciclo da Assistência Farmacêutica e necessita de dados consistentes sobre o consumo de medicamentos, o perfil epidemiológico e a relação oferta/demanda de serviços na área de saúde.
(
) É o processo de escolha de medicamentos eficazes e seguros, imprescindíveis ao atendimento das necessidades de uma dada população, considerando-se as doenças prevalentes, com a finalidade de garantir uma terapia medicamentosa de qualidade nos diversos níveis de atenção à saúde.
(
) Consiste na manutenção de medicamentos às unidades de saúde, em quantidade e qualidade, para que possam ser dispensados aos usuários.
(
) Consiste na estimativa das quantidades de medicamentos a serem adquiridas para atender a determinada demanda de serviços em um período definido.
A
1 - 2 - 3 - 2.
B
3 - 2 - 1 - 1.
C
2 - 3 - 2 - 3.
D
2 - 1 - 3 - 2.
E
3 - 3 - 1 - 2.
Em qual etapa do Ciclo da Assistência Farmacêutica o farmacêutico tem como uma das atribuições acompanhar e avaliar o processo de compra e de desempenho dos fornecedores?
A
Seleção.
B
Programação.
C
Aquisição.
D
Armazenamento.
E
Distribuição.
No ciclo da assistência farmacêutica, a atividade que tem como objetivo garantir a disponibilidade dos medicamentos previamente selecionados nas quantidades adequadas e no tempo oportuno para atender às necessidades da população é a
A
programação.
B
dispensação.
C
distribuição.
D
aquisição.
Etapa do Ciclo da Assistência Farmacêutica que tem o objetivo de definir prioridades e quantidades a serem adquiridas, diante da disponibilidade de recursos, e evitar aquisições desnecessárias, perdas e descontinuidade no abastecimento. Qual etapa é essa?
A
Seleção de Medicamentos.
B
Programação.
C
Aquisição.
D
Armazenamento.
E
Dispensação.
A seleção e o armazenamento de medicamentos são atividades do Ciclo da Assistência Farmacêutica.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
A
O armazenamento é caracterizado por um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que não envolvem as atividades de recebimento e de controle de estoque.
B
É um dos objetivos da seleção de medicamentos estimular a uniformização de condutas terapêuticas, mas sem objetivar melhores condições para prática da farmacovigilância.
C
O gerenciamento adequado do armazenamento deve observar alguns procedimentos e ações, entre os quais, a limpeza e higienização; controle de temperatura e de umidade. Não são incluídas nesta etapa as seguintes ações: o recebimento e a expedição de medicamentos.
D
É objetivo da etapa de seleção fornecer medicamentos eficazes, seguros e custo-efetivos, voltados para as necessidades da população.
E
O estoque dos medicamentos deve ser feito por nome genérico, lote e validade, de forma que permita fácil identificação e não é necessário que os medicamentos sejam conservados nas embalagens primárias.
A seleção e o armazenamento de medicamentos são atividades do Ciclo da Assistência Farmacêutica.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
A
O armazenamento é caracterizado por um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que não envolvem as atividades de recebimento e de controle de estoque.
B
É um dos objetivos da seleção de medicamentos estimular a uniformização de condutas terapêuticas, mas sem objetivar melhores condições para prática da farmacovigilância.
C
O gerenciamento adequado do armazenamento deve observar alguns procedimentos e ações, entre os quais, a limpeza e higienização; controle de temperatura e de umidade. Não são incluídas nesta etapa as seguintes ações: o recebimento e a expedição de medicamentos.
D
É objetivo da etapa de seleção fornecer medicamentos eficazes, seguros e custo-efetivos, voltados para as necessidades da população.
E
O estoque dos medicamentos deve ser feito por nome genérico, lote e validade, de forma que permita fácil identificação e não é necessário que os medicamentos sejam conservados nas embalagens primárias.
Em relação ao ciclo da Assistência Farmacêutica, assinalar a alternativa que apresenta a sequência ordenada:
A
Programação |Seleção | Aquisição | Armazenamento | Distribuição | Dispensação.
B
Aquisição | Armazenamento | Distribuição | Dispensação | Seleção | Programação.
C
Planejamento | Seleção | Aquisição | Armazenamento | Dispensação | Distribuição.
D
Seleção | Programação | Aquisição | Armazenamento | Distribuição | Dispensação.
Em relação ao ciclo da Assistência Farmacêutica, assinalar a alternativa que apresenta a sequência ordenada:
A
Programação |Seleção | Aquisição | Armazenamento | Distribuição | Dispensação.
B
Aquisição | Armazenamento | Distribuição | Dispensação | Seleção | Programação.
C
Planejamento | Seleção | Aquisição | Armazenamento | Dispensação | Distribuição.
D
Seleção | Programação | Aquisição | Armazenamento | Distribuição | Dispensação.
A seleção de medicamentos é importante parte do ciclo da Assistência Farmacêutica e contribui para um sistema eficiente de gestão de produtos farmacêuticos.
Dentre os objetivos da seleção de medicamentos é CORRETO afirmar:
A
Melhorar a qualidade da atenção por meio da seleção da opção terapêutica com melhor risco-benefício, considerando evidências do uso prático do produto pelo profissional médico.
B
Garantir a disponibilidade de medicamentos em tempo útil sem afetar a qualidade da assistência prestada.
C
Reduzir os custos por meio da disponibilização de vários itens com duplicidade terapêutica, o que diminui os valores associados à gestão de um medicamento pela seleção de mais de uma opção terapêutica da mesma classe.
D
Possibilitar o uso de linguagem diferenciada para cada membro da equipe de saúde, de forma que a compreensão seja de acordo com o nível técnico do profissional.
As etapas do ciclo da assistência farmacêutica são didaticamente divididas entre seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e utilização, podendo este último se desdobrar em
A
prescrição, análise e uso.
B
prescrição, dispensação e uso.
C
análise da prescrição e entrega do medicamento.
D
acompanhamento da entrega do medicamento.
As etapas do ciclo da assistência farmacêutica são didaticamente divididas entre seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e utilização, podendo este último se desdobrar em
A
prescrição, análise e uso.
B
prescrição, dispensação e uso.
C
análise da prescrição e entrega do medicamento.
D
acompanhamento da entrega do medicamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário