Em relação às atividades relacionadas ao Ciclo da Assistência Farmacêutica, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) elaborou a coleção “Para Entender a Gestão do SUS” (2011) e em seu Volume 07, intitulado “A Assistência Farmacêutica no SUS”, aborda os indicadores apresentados a seguir. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada indicador à sua descrição.
Coluna 1
1. Seleção de medicamentos.
2. Programação.
3. Aquisição de medicamentos.
4. Armazenamento.
Coluna 2
( ) Consiste em estimar as quantidades a serem adquiridas dos medicamentos e insumos para atender à necessidade dos serviços, por um período definido de tempo.
( ) O gerenciamento adequado dessa etapa do ciclo garante a preservação das características físico-químicas e microbiológicas dos produtos, para que possam produzir os efeitos desejados e evitando perdas que podem causar prejuízos financeiros ao Estado.
( ) Atividade responsável pelo estabelecimento da relação de medicamentos a serem disponibilizados na rede pública, sendo uma atividade decisiva para assegurar o acesso a eles.
( ) Esta etapa do ciclo envolve diferentes setores técnicos e administrativos e deve ser permanentemente qualificada, considerando os aspectos jurídicos (cumprimento das formalidades legais), técnicos (atendimento às especificações técnicas), administrativos (cumprimento dos prazos de entrega) e financeiros (disponibilidade orçamentária e financeira e avaliação do mercado).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A
2 – 1 – 3 – 4.
B
1 – 3 – 2 – 4.
C
2 – 4 – 1 – 3. Resposta correta
D
3 – 2 – 4 – 1.
E
4 – 1 – 2 – 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário