Qual a diferença entre Valproato e Divalproato de sódio?

Ambas as formulações se transformam em ânion valproato no organismo, que é a forma ativa no fármaco. No entanto, o valproato de sódio já vem na forma de sal que logo se converte em ânion. Já na formulação de divalproato, ele tem composição 1:1 de valproato de sódio e ácido valproico. O Ácido valproico demora um tempo a mais para se transformar em ânion, do que o sal. Por isso, há uma pequena diferença farmacocinética no pico de concentração efetiva no organismo


Não há evidências claras de diferenças terapêuticas entre eles, no entanto, não são medicamentos intercambiáveis.


O mecanismo de ação se dá pela diminuição da excitabilidade neuronal por algumas hipóteses de mecanismo:


  • - Bloqueio de canais de sódio e cálcio sensíveis a voltagem
  • - Aumento da atividade inibitória GABAérgica
  • - Diminuição da atividade excitatória glutamatérgica


Esse é um conhecimento de farmacologia útil para profissionais da saúde terem mais raciocínio clínico e auxiliar os pacientes em relação ao tratamento com esses medicamentos.


#farmacologia #valproato #divalproato #anticonvulsivante #epilepsia #depakene #depakote #farmacia #medicina


Embora Depakene e Depakote venham em muitas formas de dosagem, o Ácido Valpróico é a medicação ativa. Todas as diferentes preparações são convertidas no corpo em Ácido Valpróico.

🔹Ou seja, elas compartilham o mesmo mecanismo de ação e tolerabilidade, embora o tipo de formulação influencie a incidência de efeitos adversos gastrointestinais.

🥘🥪Esses efeitos podem ser minimizados com a administração do valproato de sódio (Depakene) junto às refeições ou por meio do início da terapia com a menor dose possível, aumentando-a muito gradativamente.

🚽🤢Observa-se que o uso de divalproato de sódio em formulações de liberação retardada (Depakote ER) reduz os efeitos sobre o trato gastrointestinal, em alguns pacientes, mas o risco não é de todo eliminado.

🔸Depakene e Depakote são mais conhecidos como anticonvulsivantes - medicamentos para o tratamento da epilepsia.

🤔Isso pode apresentar alguma confusão para os pacientes, bem como para suas famílias, quando eles são prescritos um anticonvulsivante sem histórico de convulsões.

😃😔Na última década, os anticonvulsivantes tornam-se cada vez mais os medicamentos de escolha para o tratamento do transtorno bipolar, particularmente mania.


💁🏼‍♀️ Não há ensaios clínicos que avaliem as diferenças clinicamente relevantes, no que diz respeito à eficácia e tolerabilidade, entre divalproato de sódio, ácido valproico e valproato de sódio.


Dúvidas? Contribuiçoões? Traumas?

Deixa nos Comentários

#FARMACIARESUMIDA #FARMACIARESUMIDAENSINA #FARMACOLOGIA #PHARMACOLOGY



Nenhum comentário:

Postar um comentário