“O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético, cresce lento, mas continua em alta. Em 2018, as vendas totalizaram R$ 109,7 bilhões, um crescimento de 24,5% em relação a 2013, quando atingiram R$ 88,1 bilhões, com média anual de elevação de 4,5%, segundo a Euromonitor. Com o desempenho em 2018, o Brasil se manteve na quarta posição no ranking mundial de consumo de HPPC, que é liderado pelos Estados Unidos e tem China e Japão na segunda e terceira posições, respectivamente, de acordo com a Euromonitor. Quando analisado o consumo per capita, entretanto, o Brasil aparece na tímida 33ª posição, o que dá conta do enorme potencial de consumo desses produtos no Brasil.”
MENDONÇA, E. Indicadores mostram que HPPC ainda é um bom negócio no Brasil. Cosmetic innovation, 2019. Disponível em: https://cosmeticinnovation.com.br/mercado-de-beleza-cresce-lento-mas-continua-em-alta/. Acesso em: 08 mar. 2020.
A indústria brasileira dos produtos de beleza tem apresentado um bom desempenho no mercado global. Utilizando seus conhecimentos sobre o mercado de cosméticos e o texto acima, marque a opção correta.
Ocultar opções de resposta
Os três principais mercados globais de produtos cosméticos em 2019 foram respectivamente os Estados Unidos, China e Brasil.
O mercado global da beleza apresentou leve contração nos últimos anos, variando de 3% a 5,5%.
O bom desempenho ocorreu devido ao estabelecimento eficiente de um alinhamento global, estabelecendo leis gerais para os cosméticos, unificadas para todos os países.
Os crescimentos mais notáveis ocorreram em países em desenvolvimento, como no Brasil e na China, que são considerados atualmente mercados promissores.
Resposta correta
O emprego de novas tecnologias não desempenhou um papel ativo na performance do mercado dos cosméticos a nível global.
Pergunta 2
1
/
1
Leia o excerto abaixo:
“São diversos fatores que fazem crer que grandes empresas como Natura, O Boticário e Unilever continuarão a investir no ramo da beleza com inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento, afinal nosso país apresenta grande potencial produtivo e comercial. Um dos principais fatores de destaque são os princípios ativos e matérias primas nativas. Por esse motivo, as empresas estão investindo em grande proporção em nanotecnologia, já que os materiais apresentam propriedades diferenciadas em escala nanométrica, conhecidas como efeitos quânticos, os átomos podem apresentar maior resistência, maior elasticidade, maior reatividade química, cores diferentes apenas ao se reduzir de tamanho, sem mudar de forma alguma a substância.”
SILVA, N. C. S. et al. Nanotecnologia aplicada aos cosméticos. Única cadernos acadêmicos, v. 2, n. 1, 2019.
A nanotecnologia tem sido empregada com sucesso na formulação de cosméticos com propriedades impressionantes. Considerando as informações presentes no texto, marque a alternativa que descreve corretamente as vantagens da utilização da nanotecnologia na produção de cosméticos.
Ocultar opções de resposta
Os estudos em nanotecnologia têm sido impactantes apenas no campo dos cosméticos e produtos de cuidado pessoal.
Os nanocompostos utilizados nos cosméticos em quase toda maioria apresentam riscos para o usuário, sendo necessários mais trabalhos que comprovem que de fato esses compostos não provocam efeitos adversos.
Os nanocristais tem sido amplamente empregados na produção de cosméticos para uso dérmico.
Resposta correta
A nanotecnologia não apresenta contraindicações, sendo considerada uma tecnologia limpa e sem toxicidade.
As nanopartículas têm sido usadas exclusivamente em formulações tópicas visando retardar os efeitos do envelhecimento.
Pergunta 3
1
/
1
Leia o excerto abaixo:
“A Mintel, agência global de inteligência de mercado, anunciou quatro tendências que até 2025 devem impactar o mercado mundial de beleza. Nos próximos dez anos, os desafios das marcas de beleza serão inovar para aumentar o uso de ingredientes naturais, superar o desafio da escassez de água, promover a energia para rotinas desgastantes e extrapolar os limites tecnológicos do corpo humano. De acordo com a presidente global da divisão de Beleza e de Cuidados Pessoais da Mintel, Jane Henderson, os próximos anos vão trazer grandes contrastes entre a tecnologia pessoal e ingredientes naturais, os quais irão conduzir a inovação das áreas de beleza ao longo da próxima década. Para a diretora de Insights, Beleza e Cuidados da Mintel, Vivienne Rudd, à medida que os consumidores se tornam, cada vez mais, familiarizados com o uso de tecnologia para monitorar a sua saúde e bem-estar, eles procuram marcas de beleza que ofereçam produtos e dispositivos que tenham funcionalidades semelhantes.”
BOAVENTURA, G. Tendências para o mercado global de cosméticos até 2025. Cosmética em foco, 2015. Disponível em: https://cosmeticaemfoco.com.br/artigos/tendencias-para-o-mercado-global-de-cosmeticos/. Acesso em: 08 mar. 2020.
As formulações cosméticas são muitas vezes projetadas para diferentes finalidades; a pesquisa e desenvolvimento de cosméticos representam atualmente uma importante e promissora linha de pesquisa. Considerando as atualidades na produção de cosméticos e a utilização de produtos de origem natural, marque a afirmação correta:
Ocultar opções de resposta
A nanotecnologia tem sido empregada com sucesso em cosméticos modernos. Esses materiais podem ser empregados em praticamente todas as etapas do processo de formulação e não representam riscos de toxicidade.
A indústria dos cosméticos conta com uma grande variedade de plantas para produzir diferentes tipos de cosméticos. No entanto, o uso de extratos de animais apresentou melhor performance.
Os produtos cosméticos que apresentam princípios ativos de origem natural têm sido utilizados apenas em aplicações como proteção, cuidados com os cabelos e corantes.
O mercado de cosméticos utilizando ativos naturais tem apresentando quedas no desempenho, principalmente devido ao preço desses produtos.
A proteção da pele contra radiação ultravioleta e o equilíbrio dos lipídios da homeostase dérmica representam uma importante parcela dos cosméticos formulados na atualidade.
Resposta correta
Pergunta 4
1
/
1
Leia o excerto abaixo:
“A pele é composta por duas camadas principais: epiderme e derme. Devido à proximidade e ao comportamento reacional do tecido subcutâneo nos diferentes processos patológicos, alguns autores o consideram como uma terceira camada, a hipoderme. Aproximadamente 95% da epiderme é composta por células denominadas queratinócitos, que sintetizam uma proteína denominada queratina. Os queratinócitos agrupam-se em quatro camadas, que sofrem constante diferenciação. Fibroblastos, células dendríticas dérmicas, mastócitos e macrófagos constituem os principais componentes celulares da derme. Dentre os componentes extracelulares, estão as fibras colágenas e elásticas e a substância fundamental amorfa. Entre a epiderme e a derme encontra-se a zona da membrana basal, uma rede de macromoléculas que liga os queratinócitos da camada basal com as fibras colágenas da derme papilar. O tecido subcutâneo é composto por adipócitos que apresentam citoplasma globoso, não vacuolado”.
BARCAUI, E. O. et al. Estudo da anatomia cutânea com ultrassom de alta frequência (22 MHz) e sua correlação histológica. Radiologia Brasileira, v. 48, n. 5, p. 324-329, 2015.
Considerando o texto e seus conhecimentos sobre a pele, marque a alternativa que descreve corretamente informações sobre as subestruturas da pele.
Ocultar opções de resposta
O colágeno é um dos mais importantes componentes da epiderme e da derme, sendo responsável pela elasticidade da pele.
O principal componente observado na derme são células adiposas, que garantem o isolamento térmico.
A pele tem como função exclusiva proteger a pele de substâncias nocivas e radiação ultravioleta.
Resposta correta
A principal função da pele é dar estrutura ao corpo, visto que é o maior órgão do ser humano.
A pele das palmas das mãos apresenta um tipo peculiar de folículos capilares e glândulas sebáceas, por isso é tão diferente de outros tipos de pele.
Pergunta 5
1
/
1
Leia o excerto abaixo:
“A fototoxicidade é uma resposta tóxica a uma substância que é aplicada no corpo e é provocada pela exposição à luz ou então induzida por irradiação da pele após uma substância ter sido administrada sistemicamente. Essas reações são semelhantes a reações primárias, uma vez que podem ser provocadas após uma única exposição. A dermatite de contacto fotoalérgica é causada pela interação da radiação ultravioleta com um composto químico que leva à formação de um hapteno ou antígeno, desencadeando uma reação de hipersensibilidade, ou seja, a exposição à luz transforma o composto químico inerte em alérgico. Em 2010, os filtros solares juntamente com os antimicrobianos foram considerados os principais responsáveis pelas dermatites de contacto fotoalérgica.”
MONTEIRO, B. E. S. Toxicidade dos produtos cosméticos. 2017. 88f. Monografia (Mestrado em ciências farmacêuticas) – Universidade Fernando Pessoa. Porto: UFP, 2017.
A toxicidade dos cosméticos deve ser estudada de forma aprofundada antes que determinado produto seja disponibilizado para o público. Referente à toxicidade dos produtos cosméticos, marque a opção correta.
Ocultar opções de resposta
A fototoxicidade deve ser avaliada em casos onde os cosméticos apresentam fotoatividade.
Resposta correta
Os testes em animais são considerados testes de referência; grande parte da comunidade científica tem dedicado seu tempo em realizar testes que utilizem animais ao invés de humanos.
A principal via de exposição das substâncias químicas presentes em cosméticos ocorre por via de inalação.
Os estudos de toxicidade buscam identificar quais os principais agentes tóxicos presentes nos cosméticos e como minimizar seu impacto.
A intoxicação via cutânea ocorre exclusivamente quando metais pesados se movem pelo estrato córneo por difusão passiva.
Pergunta 6
1
/
1
Leia o excerto abaixo:
“A pele é nosso ‘escudo’ contra as agressões externas e fatores ambientais aos quais estamos expostos ao longo da vida. Ela reflete, de forma implacável, os efeitos da passagem do tempo.. Maior órgão do corpo humano, a pele determina o limite deste com o meio externo. A pele corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como regulação térmica, defesa do organismo, controle do fluxo sanguíneo e proteção do organismo contra diversos agentes do meio ambiente. Por meio da pele, sentimos calor, frio, pressão, dor e tato. Ela protege o corpo da perda excessiva de água, de atritos e dos raios UV. É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme.”
FRANQUILINO, E. O tempo não para.... Revista de Negócios da Indústria da Beleza, n. 27, v. 9, p. 5-9, 2014.
A pele apresenta uma vasta gama de funções. De acordo com o texto, marque a opção que descreve corretamente as funções fisiológicas dos respectivos componentes da pele.
Ocultar opções de resposta
A termorregulação ocorre através da extensa rede vascular cutânea, pelo controle do fluxo sanguíneo e pela ação de nervos dérmicos.
O estrato córneo exerce proteção contra os efeitos indesejáveis da radiação solar por meio da melanina, que absorve a radiação.
Os melanócitos atuam no equilíbrio iônico e na passagem de água das camadas epidérmicas internas, possibilitando a entrada e saída de agentes diversos.
A função endócrina da pele se deve à célula de Langerhans, que também participam de várias reações imunológicas.
As fibras de colágeno e elastina estão presentes na derme e conferem à pele propriedades viscoelásticas e de resistência que a protegem contra as forças mecânicas como o cisalhamento.
Resposta correta
Pergunta 7
1
/
1
Leia o excerto abaixo:
“Produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes são definidos como preparações feitas com substâncias naturais ou sintéticas, para serem utilizados externamente nas diversas partes do corpo humano. Ainda segundo essa autarquia, a classificação de produtos cosméticos se dá por dois grupos: produtos de grau 1 e produtos de grau 2. Para entender melhor cada um dos dois grupos, é importante saber que os critérios para essa classificação foram definidos em função da probabilidade de ocorrência de efeitos não desejados devido ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidados a serem observados durante a utilização.”
BARROS, C. Classificação de produtos cosméticos pela Anvisa e suas principais diferenças. 2014. Disponível em: https://www.cleberbarros.com.br/classificacao-de-produtos-cosmeticos/. Acesso em: 8 mar. 2020.
Os cosméticos apresentam diferentes formas de classificação; uma forma tradicional de classificá-los é de acordo com o grau de risco. Segundo informações do texto, marque a alternativa que apresenta formas adequadas para classificar os cosméticos:
Ocultar opções de resposta
As formas de classificação dos cosméticos se baseiam exclusivamente no grau de risco, em risco 1 e risco 2, sendo o primeiro baixo e o segundo alto.
Os cosméticos podem ser classificados de acordo com a finalidade, locais e áreas do corpo abrangidas e modo de uso.
Resposta correta
Os cosméticos de risco 1 apresentam risco mínimo, enquanto que os cosméticos de risco 2 apresentam problemas de toxicidade, tendo seu uso restringido apenas para maiores de 18 anos.
Os cosméticos são percebidos de formas semelhantes em diferentes países, existindo uma classificação universal dos cosméticos.
A classificação dos cosméticos quanto ao risco descreve que cosméticos de risco 1 apresentam problemas de toxicidade e risco, enquanto que os cosméticos de risco 2 apresentam risco mínimo.
Pergunta 8
1
/
1
Leia o excerto abaixo:
“Recentemente, houve muito debate acalorado sobre quais cosméticos são melhores, nesse sentido, os cosméticos naturais se apresentam como uma alternativa importante. Praticamente livres de substâncias sintéticas ou comuns aos quais estamos acostumados, esses produtos contêm principalmente componentes artificiais com a adição de extratos naturais. Os cientistas ainda não chegaram a um consenso nessa área. Diferentes do habitual, os cosméticos naturais são seguros para a pele e ambientalmente amigáveis. No entanto, os cosméticos naturais não podem ser baratos devido ao alto custo dos ingredientes naturais. Os cosméticos naturais estão ganhando popularidade entre os cosmetologistas e os consumidores, mas como isso difere dos cosméticos comuns com os quais estamos tão acostumados? Antes de tudo, os cosméticos naturais não contêm ingredientes químicos (sintetizados artificialmente) que podem prejudicar a saúde humana, especialmente se uma pessoa é propensa a reações alérgicas. Em vez de química, os cosméticos contêm componentes naturais ecológicos, retirados do meio ambiente.”
ARALDI, M. Cosméticos naturais e cosméticos convencionais, qual é o melhor? Aromas que curam. 2019. Disponível em: https://www.aromasquecuram.com.br/cosmeticos-naturais-e-cosmeticos-convencionais/.
Acesso em: 09 mar. 2020.
Os cosméticos ecologicamente amigáveis têm atraído atenção de um grande número de pesquisadores e da indústria dos cosméticos. Utilizando as informações do texto, assinale a alternativa que descreve corretamente as características desses produtos:
Ocultar opções de resposta
Os cosméticos ecologicamente corretos são divididos em três categorias, sendo elas cosméticos orgânicos, cosméticos naturais e veganos. Esse termo foi regulamentado pela legislação brasileira em 2015.
Um dos objetivos do desenvolvimento de produtos cosméticos ecologicamente corretos consiste em proceder com processos mais limpos e benignos, preservando a integridade ambiental e promovendo desenvolvimento sustentável para regiões locais.
Resposta correta
Os consumidores de produtos ecologicamente corretos apresentam conscientização ambiental. Eles procuram por produtos que não agridam a natureza, porém, não estão preocupados com o processo de fabricação desses produtos.
A produção de cosméticos ecológicos tem sido limitada a apenas algumas marcas e uma fração pequena de mercado, visto que o público alvo é formado basicamente por veganos e outras minorias.
As atuais preocupações com as mudanças climáticas e com sustentabilidade foram exclusivamente as razões para a pesquisa em produtos ecologicamente corretos.
Pergunta 9
1
/
1
Leia o excerto abaixo:
“O crescimento da indústria dos cosméticos, juntamente com os avanços na formulação e utilização de tecnologias aplicadas nos produtos cosméticos, tem possibilitado uma interação cada vez maior desse setor com os dermatologistas, sendo observado um considerável crescimento na área da dermatologia cosmética nos últimos anos. Com isso, os dermatologistas tiveram que se tornar mais conscientes dos princípios e produtos na área de cosméticos. O uso desses produtos mais recentes como um complemento à prática da dermatologia coincide muito bem com os recentes congressos internacionais, cujo tema tem sido pele saudável para todos e variações sobre isso.”
MILLIKAN, L. E. Cosmetology, cosmetics, cosmeceuticals: definitions and regulations. Clinics in dermatology, v. 19, n. 4, p. 371-374, 2001.
A cosmetologia é área da ciência que estuda a formulação de produtos cosméticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que descreve corretamente aspectos da cosmetologia.
Ocultar opções de resposta
A cosmetologia estuda a produção de cosméticos, no entanto, não aborda o estudo sobre a toxicologia dos cosméticos.
A indústria dos cosméticos tem focado na produção de produtos exclusivamente para a pele, visto que esse é o mercado mais representativo.
Os cosméticos podem envolver misturas com variado grau de complexidade, incluindo produtos químicos formulados para proporcionar benefícios e fornecer proteção.
Resposta correta
Os cosméticos, por muitas vezes apresentarem propriedades terapêuticas, tem sido empregados com sucesso por um número cada vez maior de dermatologistas.
Os produtos cosméticos podem ser definidos como preparações compostas por substâncias sintéticas ou naturais de uso externo, podendo ter uso externo e interno, com grande gama de aplicações.
Pergunta 10
1
/
1
Leia o excerto abaixo:
“Depois de avançar menos de 5% durante dois anos consecutivos, o setor de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal, produtos chamados de ‘não medicamentos’ no jargão do mercado, voltou a subir com força, um sinal inequívoco não apenas da maturidade do segmento, mas do potencial da economia brasileira. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA), as 25 maiores varejistas do setor movimentaram R$ 4,7 bilhões entre janeiro e março de 2019. O valor corresponde a um salto de 10,64% em relação ao mesmo período do ano passado. Para efeito de comparação, entre janeiro e março de 2018 o desempenho foi bem menor: 4,58%. Em 2017, mais tímido ainda: 3,73% Os números atuais dão a dimensão da força desse ramo de negócios no Brasil, um dos campeões mundiais no consumo per capita de cosméticos.”
MENDES, J. Mercado de cosméticos cresce, apesar da crise. Correio Braziliense, 2019. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/06/06/internas_economia,760579/mercado-de-cosmeticos-cresce-apesar-da-crise.shtml. Acesso em: 08 mar. 2020.
Mesmo diante de um cenário favorável, o mercado dos cosméticos de produtos de higiene pessoal tem apresentado desempenho notável no mercado brasileiro. De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta as razões para o bom desempenho do setor na economia global.
Ocultar opções de resposta
O bom desempenho da indústria dos cosméticos foi exclusivamente devido à participação de países em desenvolvimento, que alavancaram as vendas mesmo em tempos de crise.
O fortalecimento da indústria dos cosméticos ocorreu principalmente devido ao emprego de novas tecnologias, em especial a química verde, que tornou esses produtos mais sustentáveis.
O mercado dos cosméticos e artigos de higiene pessoal provou sua capacidade de alcançar um crescimento estável e contínuo, porém, em épocas de crise, têm sido observados resultados negativos na produção e lucratividade da atividade.
A utilização de nanotecnologia impulsionou o mercado dos cosméticos, sendo o principal responsável pelo bom desempenho do setor nas economias globais.
O bom desempenho dos produtos cosméticos na economia global se deu principalmente em países desenvolvidos e em desenvolvimento, que representam a maior parcela do mercado. Resposta correta
- Whatssapp Grupo de estudos 1 > Entrar clique aqui >
- Whatssapp Grupo de estudos 2 > Entrar clique aqui >
- Whatssapp Grupo de estudos 3 > Entrar clique aqui >
- Telegram Grupo de estudos > Entrar clique aqui >
- Pagina no Facebook seguir > Facebook clique aqui >
- Grupo publico no Facebook > Facebook clique aqui >
- Galerias de imagens Pintrest > Seguir aqui clique aqui >
Leia o excerto abaixo:
ResponderExcluir“A higiene bucal tem grande importância na prevenção das doenças periodontais e da cárie, especialmente das primeiras. A adolescência é um período em que são estabelecidos as atitudes, os valores e os comportamentos em relação à saúde, os quais têm início na infância através da família. Nesse período, ocorre também um aumento do risco das doenças bucais, e a higiene bucal constitui uma prática complexa determinada por vários motivos. Diversos estudos sobre os hábitos de higiene bucal de adolescentes demonstram que esta é associada a fatores demográficos, sociais, comportamentais e psicológicos, tais como sexo, idade, nível socioeconômico, autopercepção da saúde, estilo de vida e condições psicológicas. Nessa fase da vida, a higiene bucal é parte integrante da higiene pessoal e da busca pela boa aparência física (razões cosméticas) e está sujeita à influência da família e dos seus pares.”
FREIRE, M. C. M.; SHEIHAM, A.; BINO, Y. A. Hábitos de higiene bucal e fatores sociodemográficos em adolescentes. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 10, p. 606-614, 2007.
A crescente conscientização do público sobre o valor da higiene bucal refletiu na expansão do mercado de produtos de higiene bucal. Considerando as informações sobre os principais produtos e procedimentos usados para higiene bucal, marque a opção que descreve corretamente sua aplicação.
RESPOSTA CORRETA: Entre os principais princípios ativos presentes em formulações usadas para a higiene bucal, estão os antimicrobianos, anticáries, antiplaca e dessensibilizantes.
As medidas de higiene bucal têm se limitado ao uso de auxiliares mecânicos, que incluem escovas de dentes e o fio dental.
Devido à elevada toxicidade dos produtos para higiene bucal, é recomendado seu uso apenas uma vez ao dia.
As doenças dentárias, incluindo cáries, tártaro, inflamações nas gengivas doloridas e periodontite são observadas apenas em países pobres, onde a população apresenta maus hábitos de higiene bucal.
A maioria dos cremes dentais comercializados apresenta apenas finalidade cosmética, sem a necessidade de uma função profilática.