RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: FARMACOGNOSIA APLICADA AULA 01

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: FARMACOGNOSIA APLICADA AULA 01


TEMA DE AULA: FARMACODIAGNOSE DE FOLHAS (MICROSCÓPICA)

 

RELATÓRIO:


Faça uma descrição das espécies vegetais que foram analisadas nessa aula prática: Espécie, gênero e Família.


Procure a monografia oficial de pelo menos uma espécie vegetal utilizada na aula. O acesso às monografias oficiais (Brasil) é gratuita, e pode ser feita através do site de buscas: Busque na: “Farmacopeia Brasileira, sexta edição, volume II, Monografias de plantas medicinais”.


A espécie vegetal utilizada, consta como monografia na Farmacopeia Brasileira 6ª edição? Caso positivo, anexar a monografia.


Faça um desenho das partes observadas MACROSCOPICAMENTE, comparando com a monografia oficial.


Faça um desenho das principais estruturas MICROSCÓPICAS observadas, comparando com a monografia oficial.


Explique a diferença entre um corte histológico transversal, de um corte histológico paradérmico.


Descreva, as principais estruturas observadas (por ambos os cortes).


TEMA DE AULA: ANÁLISE DO MEL: LAB-PAP-1462  


RELATÓRIO:


Desenhe as principais estruturas observadas ao microscópio, no mel analisado, e identifique cada uma das estruturas.


A determinação da densidade pode ser feita através de diversas técnicas diferentes. Qual foi a técnica utilizada para determinação da densidade nessa aula prática? Faça uma breve descrição sobre o que é “Densidade” absoluta e densidade relativa, e qual a importância desse teste para identificação de insumos farmacêuticos (como o mel) e na investigação de possíveis adulterações desses produtos.


Faça um breve quadro, ou tabela, de forma a comparar os resultados do pH que você encontrou para o Mel, e qual o valor esperado. Com base em seu resultado, esse produto que você analisou, encontra-se aprovado, ou reprovado? Faça um laudo justificando aprovação ou reprovação.


De acordo com a reação observa (Reação de Lund), a amostra de Mel que você analisou, é pura, ou não? Justifique o porquê, você chegou a essa conclusão.


TEMA DE AULA: PRODUÇÃO DE CÁPSULA DE CASTANHA DA ÍNDIA: LAB-PAP-1463


RELATÓRIO:


Realizar uma busca na literatura científica, e desenhar a estrutura do glicosídeo triterpênico “Escina”, apontando com uma seta ou um círculo, a estrutura que o classifica como um triterpeno.


Demonstrar no Relatório, os cálculos realizados para a quantidade de insumo/cápsulas.


Realizar o peso de cada uma das cápsulas manipuladas, anotar, e avaliar a média e a uniformidade do peso entre a produção de todo o “Lote”.


TEMA DE AULA: PRODUÇÃO DE GEL DE BABOSA: 

 

RELATÓRIO:


Apresentar a nomenclatura científica da babosa, e o (s) principal (ais) marcadores, através da literatura científica, para essa espécie vegetal.


Apresentar os métodos de extração utilizados para a babosa, na produção do gel.


Apresentar a concentração final do extrato na sua formulação, demonstrando através do cálculo.


Fazer uma representação esquemática ou desenho, do rótulo do produto acabado (gel). Não esquecer de identificar: Forma farmacêutica, forma de uso, insumo ativo, concentração, data de produção e condições de armazenamento.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário