“No século XXI, vive-se um paradoxo da abundância na área de saúde. O conhecimento da ciência e da tecnologia é enorme e cada vez mais veloz, oferecendo infinitas possibilidades tecnológicas de tratar todas as formas de doenças. Entretanto, nem sempre essas possibilidades têm sido aproveitadas para melhorar o acesso das populações aos medicamentos que continuam com seus preços exorbitantes e incompatíveis com os orçamentos de saúde dos países, incluindo desenvolvidos e em desenvolvimento […]. A indústria de plantas medicinais e de fitoterápicos pode representar uma excelente alternativa para responder à questão acima […].”
Fonte: HASENCLEVER, L. et al. A indústria de fitoterápicos brasileira: desafios e oportunidades. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 8, p. 2559-2569, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2QiHOSR. Acesso em: 16 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fitoterapia, fitoterápicos e sua utilização, analise as afirmativas a seguir:
I. ( ) A estabilidade do composto bioativo é regulada por meio da adição de adjuvantes conservadores, que por sua vez ajustam as propriedades fisiológicas.
II. ( ) Extratos espessos são modos de preparação de substâncias gomosas, algo que pode ser notado na tintura amplamente utilizada em machucados na epiderme.
III. ( ) Entende-se como qualidade total o conjunto de ações de planejamento, supervisão e gerenciamento da qualidade, compreendendo os insumos e o ciclo de produção.
IV. ( ) Os reguladores organolépticos diretos dos fitoterápicos consistem nos ajustes de pH e potencial osmótico, possibilitando a adesão dos consumidores ao produto.
V. ( ) Por vezes a classe de metabólitos responsável pela atividade biológica é desconhecida; mesmo assim, deve-se proceder a análise quantitativa dos fitoquímicos utilizando algum marcador.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
V, V, V, F, F.
F, V, V, F, F.
F, F, V, F, V. Resposta correta
F, V, F, F, V.
V, F, F, F, V.
Pergunta 2
Leia o trecho a seguir:
“As plantas medicinais e, por consequência, os medicamentos fitoterápicos são constituídos de misturas complexas de muitos compostos químicos, que podem ser responsáveis pelas suas ações polivalentes. Essas ações podem ser explicadas pela interdependência única das mesmas, quando efeitos aditivos, antagônicos e/ou sinérgicos ocorrem como resultado da interação de vários constituintes químicos ativos, em diversos sítios de ação, em diferentes órgãos e tecidos.”
Fonte: ALEXANDRE, R. F.; BAGATINI, F.; SIMÕES, C. M. O. Interações entre fármacos e medicamentos fitoterápicos à base de ginkgo ou ginseng. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa, v. 18, n. 1, p. 117-126, mar. 2008. p. 118. Disponível em: https://bit.ly/3lbunlY. Acesso em: 15 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fitoterapia e fitoterápicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os fitoterápicos devem possuir efetividade e segurança do composto ativo incorporado na forma farmacêutica, garantindo a qualidade.
II. ( ) As pomadas são formas farmacêuticas que propiciam baixa penetrabilidade tópica, sendo fundamental a administração de adjuvantes.
III. ( ) O uso de determinada forma farmacêutica deve levar em consideração a dose do princípio ativo capaz de expressar atividade, com adequação aos variados casos específicos.
IV. ( ) Os fitoterápicos produzidos em larga escala, diferentemente daqueles de baixa produção, devem possuir níveis de qualidade aceitáveis para serem comercializados.
Está correto somente o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
V, V, F, V.
V, F, V, F. Resposta correta
F, V, V, F.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
Pergunta 3
Leia o trecho a seguir:
“O profundo conhecimento do arsenal químico da natureza pelos povos primitivos e pelos indígenas pode ser considerado fator fundamental para o descobrimento de substâncias tóxicas e medicamentosas ao longo do tempo. A convivência e o aprendizado com os mais diferentes grupos étnicos trouxeram valiosas contribuições para o desenvolvimento da pesquisa em produtos naturais, do conhecimento da relação íntima entre a estrutura química de um determinado composto e suas propriedades biológicas e da inter-relação animais/insetos-planta.”
Fonte: VIEGAS JUNIOR, C.; BOLZANI, V. S.; BARREIRO, E. J. Os produtos naturais e a química medicinal moderna. Química Nova, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 326-337, abr. 2006. p. 326-327. Disponível em: https://bit.ly/3hkvNYS. Acesso em: 16 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre produtos naturais de origem animal, mineral e microbiana utilizados em farmácia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O talco é uma substância genuinamente inorgânica utilizada em procedimentos cirúrgicos abdominais, podendo agir como antisséptico.
II. ( ) A briostatina isolada dos briozoários age contra o câncer por ser um inibidor do ciclo celular, atuando de maneira similar à pseudopterosina e à manoalida (isoladas de espongiários).
III. ( ) O Tirofiban, medicamento sintetizado a partir de veneno de víbora, em combinação com a heparina, age em quadros de disfunção cardíaca como angina.
IV. ( ) Manzaminas são alcaloides isolados de bactérias de espongiários e atuam sobre o crescimento das células cancerosas.
Está correto somente o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
F, V, F, V.
V, F, V, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
V, F, V, F. Resposta correta
Pergunta 4
Medicamentos fitoterápicos são amplamente utilizados no Brasil e constituem um mercado em potencial expansão. A Anvisa tem papel regulatório quanto aos fitoterápicos e espécies vegetais brasileiras. No ano de 2008 estavam registrados 432 fitoterápicos simples (com apenas uma planta medicinal) e 80 fitoterápicos compostos (com mais de uma planta).
Fonte: CARVALHO, A. C. B. et al. Situação do registro de medicamentos fitoterápicos no Brasil. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 314-319, jun. 2008.
Disponível em: https://bit.ly/3lbxIRQ. Acesso em: 15 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fitoterapia e fitoterápicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A determinação biofarmacêutica do fitoproduto permite entender a velocidade de dispersão de formas farmacêuticas sólidas e a duração da ação.
II. ( ) Os insumos na produção dos fitoterápicos são os produtos intermediários na cadeia produtiva do medicamento.
III. ( ) A determinação da qualidade do fitoproduto abrange a satisfação de toda a cadeia produtiva, incluindo produtores e usuários.
IV. ( ) Os extratos espessos são formas farmacêuticas nas quais ocorre a retirada total dos solvente extratores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
F, V, F, V.
V, F, V, F. Resposta correta
F, F, V, V.
V, V, F, F.
V, V, V, F.
Pergunta 5
Leia o trecho a seguir:
“O desenvolvimento de um produto fitoterápico pressupõe o conhecimento da sequência de etapas de transformação e das variáveis envolvidas no processamento, sendo também importante o estabelecimento de parâmetros que permitam sua avaliação de modo adequado e factível. A avaliação da qualidade dos fitoterápicos abrange também a manutenção de sua composição química e atividade farmacológica durante o período de validade […].”
Fonte: SOUZA, C. R. F. et al. Influência do processo de secagem e condição de armazenamento de extratos secos de Bauhinia forficata e Passiflora alata sobre seu perfil de dissolução. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v. 17, n. 1, p. 67-75, mar. 2015. p. 68. Disponível em: https://bit.ly/3aUeJH0. Acesso em: 15 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fitoterapia e fitoterápicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O extrato seco pode conter até 5% de umidade após ter sido seco sob pressão reduzida.
II. ( ) O líquido adequado para extração utilizando pó de drogas vegetais é a água em temperatura ambiente, a fim de evitar a degradação dos ativos.
III. ( ) O uso de plantas medicinais e seus preparados está respaldado pela lei 5.991/1973, apesar de o programa nacional de plantas medicinais ser de 2006.
IV. ( ) As cápsulas são formas farmacêuticas cujos constituintes ativos estão na forma de óleo, tendo baixa aceitabilidade entre os consumidores.
Está correto somente o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
V, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, V, F. Resposta correta
F, V, V, F.
Pergunta 6
Leia o trecho a seguir:
“A Mikania glomerata, conhecida popularmente como guaco, tem informações etnofarmacológicas que lhe atribuem as propriedades tônica, depurativa, antipirética, estimulante do apetite, no tratamento da gripe, além de ser indicada para inflamações da garganta, utilizando-se as folhas cozidas para gargarejo. Algumas ações sobre as vias respiratórias foram comprovadas experimentalmente e são justificadas pelos seus efeitos antialérgicos broncodilatadores, antimicrobianos e antiedematogênicos.”
Fonte: SOARES, A. K. A. et al. Avaliação da segurança clínica de um fitoterápico contendo Mikania glomerata, Grindelia robusta, Copaifera officinalis, Myroxylon toluifera, Nasturtium officinale, própolis e mel em voluntários saudáveis. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa, v. 16, n. 4, p. 447-454, dez. 2006. Disponível em: https://bit.ly/34rk5s3. Acesso em: 14 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fitoterapia e fitoterápicos, analise as afirmativas a seguir:
I. A produtividade, em termos de biomassa, é um dos fatores fundamentais para o cultivo e a viabilidade da produção do fitoproduto.
II. A atividade toxicológica deve ser um procedimento secundário da avaliação da droga vegetal destinada para produtos fitoterápicos.
III. A concentração do princípio ativo no fitoterápico deve preceder análises de identificação botânica e é essencial nas formulações farmacêuticas.
IV. Análises da morfologia externa da droga vegetal correspondem a um dos mecanismos de segurança em termos de eficácia do fitoproduto obtido.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
III e IV.
II e III.
I e IV. Resposta correta
I e III.
I, II e IV.
Pergunta 7
Leia o trecho a seguir:
“As plantas medicinais são frequentemente apresentadas como um grande potencial para a origem de novos fármacos. É inegável a fonte de novas substâncias bioativas utilizadas no tratamento da doença como Alzheimer, ansiedade e distúrbios do sono. As espécies vegetais possuem inúmeros mecanismos de ação, aumentando as chances de descobrir novos métodos […].”
Fonte: FAUSTINO, T. T.; ALMEIDA, R. B.; ANDREATINI, R. Plantas medicinais no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada: uma revisão dos estudos clínicos controlados. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 32, n. 4, p. 429-436, 2010. p. 430. Disponível em: https://bit.ly/3iXrD9S. Acesso em: 14 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre plantas que atuam no sistema nervoso central, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os extratos da kava-kava agem sobre os receptores colinérgicos, principalmente sobre os muscarínicos, sendo específicos e dose-dependentes.
II. ( ) A kava-kava é nativa do continente europeu e passou por um processo de normatização e publicação nas farmacopeias antes de se tornar popular.
III. ( ) Fitoterápicos têm algumas vantagens, sobretudo por serem constituídos por fitocomplexos, o que diminui o risco de efeitos secundários indesejados.
IV. ( ) A função do sistema nervoso central (SNC) é complexa, sendo considerado um sistema integrativo de funções intra e extraindivíduo.
V. ( ) A kava-kava tem como grupos de compostos bioativos os terpenos e os flavonoides, responsáveis pela atividade ansiolítica da planta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
V, V, F, F, F.
V, F, V, F, V.
F, V, F, V, F.
F, F, V, V, F. Resposta correta
F, F, F, V, V.
Pergunta 8
Leia o trecho a seguir:
“O grupo ativo atua no sistema nervoso central […], sendo a kava-kava utilizada principalmente no tratamento da ansiedade […], depressão de grau leve […] e insônia […]. Apresentam ação significativa como relaxante muscular-esquelética. No entanto, os mecanismos dos extratos possuem ação no sistema nervoso central ainda não são claros, existindo na literatura relatos contraditórios sobre a interação dos compostos com o receptor GABA […].”
Fonte: PALIOTO, G. F.; ROCHA, C. L. M. S. C. Avaliação da mutagenicidade de Piper methysticum L. f. no sistema methG1 em Aspergillus nidulans. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Campinas, v. 15, n. 3, p. 347-351, 2013. p. 348. Disponível em: https://bit.ly/3gg35XJ. Acesso em: 14 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre plantas convencionais que atuam no sistema nervoso central e os mecanismos de ação delas, analise as afirmativas a seguir:
I. O efeito ansiolítico da kava-kava está relacionado à ativação dos centros neurais do sistema nervoso periférico, onde ocorre a regulação do controle emocional.
II. Um dos mecanismos de ação dos extratos da kava-kava é a inibição reversível da monoamina oxidase B, uma enzima que degrada moléculas como a dopamina e a adrenalina.
III. As kavalactonas são responsáveis pela atividade da kava-kava, possuindo seu ciclo de metabolização no fígado, principalmente pelo citocromo P450, um conjunto de proteínas.
IV. Os efeitos secundários não desejáveis da kava-kava estão concentrados na produção excessiva de suor, induzindo o desequilíbrio de sais minerais, bem como dos valores de pH (ácido-base).
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
II e IV.
I e II.
II e III. Resposta correta
I, III e IV.
III e IV.
Pergunta 9
Leia o trecho a seguir:
“A Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou que práticas não convencionais de saúde, tais como fitoterapia, estão em desenvolvimento, ganhando espaço de modo complementar às terapias medicamentosas alopáticas […]. Para grande parte da população, o uso de plantas medicinais é visto como uma integrativa histórica à utilização de medicamentos sintéticos, visto que os últimos são considerados mais caros e agressivos ao organismo. A disseminação do uso de plantas medicinais, assim como a automedicação, deve-se principalmente ao baixo custo e fácil acesso à grande parcela da população.”
Fonte: SANTOS, R. L. et al. Análise sobre a fitoterapia como prática integrativa no Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v. 13, n. 4, p. 486-491, 2011. p. 487. Disponível em: https://bit.ly/2Yleyzq. Acesso em: 15 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fitoterapia e fitoterápicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O uso de plantas para chás é caracterizado como preparo pouco elaborado, sendo dispensado de resoluções de controle pela Anvisa.
II. ( ) Fitoprodutos precisam passar por normatização, devendo ser evitados se não atenderem aos critérios de composição química e eficiência terapêutica.
III. ( ) A padronização dos fitoterápicos iniciou-se em países do continente americano, uma vez que a elevada diversidade o tornou um polo de produção.
IV.( ) O uso crônico dos fitoprodutos reduz os riscos de sintomas secundários indesejáveis.
V. ( ) O uso da fitoterapia para a cura preconiza o uso de formas farmacêuticas provenientes de plantas medicinais sem adição de substâncias ativas isoladas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
I, II e IV.
IV e V.
I, II e III.
III, IV e V.
II, IV e V. Resposta correta
Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
“A transformação de plantas medicinais em produtos com maior valor tecnológico agregado representa uma estratégia que pode contribuir para o progresso da sociedade. No Brasil, são apresentados resultados focados no desenvolvimento tecnológico de produtos fitoterápicos oriundos da flora medicinal brasileira. Os exemplos demonstram a capacidade nacional em dominar matérias-primas complexas e os processos e fenômenos de sua transformação em produtos de potencial aplicação no mercado.”
Fonte: BASSANI, V. L. et al. Desenvolvimento tecnológico de produtos fitoterápicos. Revista Fitos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 14-17, jun. 2005. Disponível em: https://bit.ly/34xqGBj. Acesso em: 15 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as alterações de base tecnológica que transformam o material de origem vegetal em um produto tecnicamente elaborado, ordene as etapas a seguir conforme elas ocorrem na preparação do produto para fins terapêuticos:
( ) Secagem.
( ) Concentração.
( ) Operações de divisão e classificação.
( ) Extração.
( ) Purificação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
5, 1, 4, 2, 3.
5, 4, 1, 2, 3. Resposta correta
2, 1, 5, 3, 4.
3, 5, 4, 2, 1.
3, 2, 5, 1, 4.
- Whatssapp Grupo de estudos > Entrar clique aqui >
- Telegram Grupo de estudos > Entrar clique aqui >
- Siga nossa pagina no Facebook participar aqui >
- Seguir no Instagran clique aqui >
Nenhum comentário:
Postar um comentário