“Entre as famílias de angiospermas, as Solanaceae classificam-se como uma das mais importantes para os seres humanos. As espécies da família são usadas para alimentação (por exemplo, Solanum tuberosum L., batata; S. lycopersicum L., tomate; S. melongena L., berinjela), medicamentos (por exemplo, Atropa belladonna L., sombra noturna; Mandragora officinarum L., mandrake; Duboisia spp., fontes de alcaloides comerciais) e como ornamentais.”
Fonte: KNAPP, S. et al. Solanaceae a model for linking genomics with biodiversity. Comparative and functional genomics, v. 5, n. 3, p. 285-291, 2004. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/cfg.393>. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as plantas da família Solanaceae, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As Solanaceae são amplamente utilizadas na indústria farmacêutica devido a sua composição fitoquímica, principalmente de alcaloides. Além de outros componentes.
II. ( ) A atropina é um exemplo de alcaloide tropânico que ocorre em plantas da família Solanaceae, assim como a efedrina e pilocarpina.
III. ( ) Os alcaloides denominados de tropânicos são estruturas bicíclicas, oriundos de anéis pirrolidina ou piperidina.
IV. ( ) Os alcaloides, em sua maioria, são originados de aminoácidos. Na rota biossintética os tropânicos são provenientes do triptofano e da tirosina.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
V, F, F, V.
F, V, V, F.
F, F, V, V.
V, F, V, F.Resposta correta
V, V, F, F.
Pergunta 2
Leia o excerto a seguir:
“O oxigênio é indispensável à vida de organismos aeróbicos, desempenhando a função de aceptor de elétrons. O O2, envolvido no processo respiratório, em certas condições, no organismo, pode ser transformado em ânion superóxido, radical hidroxila, oxigênio singlete e peróxido de hidrogênio, e todas essas variações estão envolvidas na toxicidade do O2. A geração de vários tipos tóxicos de O2 ocorre em circunstâncias patológicas, incluindo reações inflamatórias.”
Fonte: OLIVEIRA, T. T. de et al. Ação antioxidante de flavonóides modificados. Pesq. agropec. bras., Brasília, v. 34, n.5, p. 879-883, maio 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X1999000500021&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a atividade antioxidante dos flavonoides, bem como os mecanismos de atuação das plantas hepatoprotetoras, analise as afirmativas a seguir:
I. A Curcuma longa é distribuída em várias partes do mundo, mas seu centro de origem é as Américas, onde herdamos os costumes de utilização dos índios.
II. As espécies reativas de oxigênio (hidroxilas e peroxido de hidrogênio) interagem em nível de membrana plasmática, podendo progredir para nível molecular (proteínas).
III. Os curcuminoides são um grupo de polifenois que protegem o tecido hepático contra as espécies reativas de oxigênio.
IV. O ácido cinâmico é o precursor imediato dos flavonoides na rota biosintética, observado em Plantas hepatoprotetoras
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
I, III e IV.
II e III.Resposta correta
III e IV.
II e IV.
I e II.
Pergunta 3
Leia o excerto a seguir:
“Pilocarpus pennatifolius, conhecida vulgarmente como jaborandi ocorre no Brasil, principalmente nos estados do Sul e Sudeste. Ela é fonte do ativo denominado pilocarpina, que causa contração da pupila do olho, aumenta a produção de saliva, a produção normal de suor e o movimento peristáltico dos intestinos. A importância medicinal, econômica e ecológica de espécies nativas brasileiras, bem como o risco de sua extinção pela ação predatória do homem, tem motivado estudos visando a preservação e aproveitamento racional do recurso pelo homem.”
Fonte: SOUZA, L. A. et al. Morfologia e anatomia da flor de Pilocarpus pennatifolius Lem. (Rutaceae). Rev. bras. Bot., São Paulo, v. 26, n. 2, p. 175-184, jun. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042003000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o jaborandi, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O monopólio da produção de jaborandi, situado em território brasileiro, é de indústrias farmacêuticas internacionais. Fato que desfavorece a indústria interna.
II. ( ) Os receptores da pilocarpina são do tipo muscarinícos assim como na efedrina.
III. ( ) O metabólito (pilocarpina) pode ser utilizado para disfunções do trato circulatório inferior, fortalecendo a rede venosa.
IV. ( ) O processo de domesticação consiste na seleção e adaptação de plantas conforme as necessidades humanas. Procedimento utilizado em plantações de jaborandi no Nordeste.
V. ( ) A ocorrência do jaborandi é bastante restrita, sendo verificada a dispersão nos estados amazônicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I, II e IV.Resposta correta
III, IV e V.
II e III.
II, IV e V.
I, III e IV.
Pergunta 4
O jaborandi tem sido, durante as últimas três décadas, uma das espécies comerciais mais importantes da flora nativa brasileira. É a única fonte natural da droga pilocarpina, um alcaloide usado na oftalmologia para contração da pupila, importante em certos procedimentos cirúrgicos ópticos. Também é usada no tratamento de alguns tipos de glaucoma.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o mecanismo de ação da pilocarpina e sobre o gênero Pilocarpus, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A ação colagoga desempenhada pelos extratos das espécies do gênero Pilocarpus propicia a normalização do fluxo biliar e salivar.
II. ( ) A pilocarpina é um alcaloide de importância fundamental para o tratamento de disfunções oculares, sendo originado da histidina.
III. ( ) A pilocarpina é facilmente solúvel em éter, devido a sua natureza polar, sendo responsável por vários efeitos adversos, como a redução do fluxo urinário.
IV. ( ) O jaborandi foi inicialmente utilizado pelos índios para indução da transpiração e também da salivação.
V. ( ) O mecanismo de atuação dos colírios à base de pilocarpina é a regularização da pressão interna do olho mediante a desobstrução.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
I, II e IV.
I e V.
III, IV e V.
II e III.
II, IV e V.Resposta correta
Pergunta 5
Leia o excerto a seguir:
“O uso farmacológico da ipeca está ligado à presença de dois alcaloides com atividades relacionadas ao sistema digestivo. Esta atividade resulta da excitação provocada no esôfago e estômago e, transmitida ao bulbo, provoca o vômito. Em dose reduzida, aplica-se como expectorante nas bronquites e asmas, para facilitar a eliminação das mucosidades dos brônquios.”
Fonte: LAMEIRA, O. A. Cultivo da Ipecacuanha Psychotria ipecacuanha (Brot.) Stokes. Embrapa. Ministério da Agricultura. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/405771/1/Circ.tec.28.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Ipeca, analise as afirmativas a seguir:
I. A síntese química da emetina propiciou a redução da exploração das populações naturais da ipeca.
II. Na planta, o principal local de produção das substâncias da ipeca inclui as raízes, folhas e frutos, produzindo os mesmos teores do metabolito de interesse.
III. A procedência dos alcaloides da ipeca é mista, parte do aminoácido tirosina, e uma porção dos monoterpenos.
IV. As exigências climáticas em que a ipeca cresce determinam os teores de alcaloides produzidos.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
I e II.
II e IV.
III e IV.Resposta correta
II, III e IV.
I, II e III.
Pergunta 6
Leia o excerto a seguir:
“Os flavonoides são considerados um dos maiores grupos de metabólitos secundários das plantas, encontrados em frutas, folhas, chás e vinhos. São pigmentos naturais importantes que desempenham a função principal de proteger os organismos contra agentes oxidantes. Basicamente, todos os flavonoides são constituídos por três anéis, onde os seus carbonos podem sofrer variações químicas.”
Fonte: RODRIGUES, L. S. et al. Flavonoides: constituição química, ações medicinais e potencial tóxico. Acta toxicol. argent., Buenos Aires, v. 23, n. 1, p. 36-43, maio 2015. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-37432015000100004&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 30 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estrutura, funções ecológicas e o uso econômico dos flavonoides, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os flavonoides são compostos que possuem nitrogênio distribuídos entre os anéis A, B e C da sua estrutura molecular.
II. ( ) A distribuição dos flavonoides é restrita dentro do vegetal, ocorrendo em flores e caules.
III. ( ) Os flavonoides, em sua maioria, apresentam-se na forma glicada, sendo denominado de heretorsídeos.
IV. ( ) Os flavonoides podem proteger contra a radiação UV extremamente ionizante e também desempenhar a função hormonal em vegetais.
V. ( ) A molécula dos flavonoides possui três anéis com 15 carbonos no total, que constitui a porção heterosídica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
V, F, F, V, F.
F, F, V, V, F. Resposta correta
F, F, F, V, V.
F, V, F, V, F.
V, V, F, F, F.
Pergunta 7
Leia o excerto a seguir:
“Os flavonoides apresentam várias funções, podendo ser considerados constituintes universais das angiospermas. Por absorverem na região do UV em comprimentos de onda próximos à desnaturação do DNA, agem como protetores celulares, impedindo que essa degradação ocorra. Por apresentarem várias hidroxilas em seus anéis, protegem o vegetal contra o estresse pela captura de radicais livres.”
Fonte: OLIANI, J. Croton floribundus e Croton urucurana: fontes de flavonoides e enzimas para a biocatálise de acilação. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-19092018-161107/en.php>. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estrutura e função dos flavonoides, analise as afirmativas a seguir:
I. A presença dos flavonoides é considerada ubíqua, sendo observados abundantemente em todos os reinos de seres vivos.
II. Os flavonoides podem desempenhar a função de aleloquímicos em processos alelopáticos, importantes na interação entre plantas.
III. A pigmentação produzida pela presença de flavonoides auxilia no processo de polinização e perpetuação das espécies vegetais.
IV. A genina corresponde ao fragmento do açúcar, constituinte fundamental das moléculas dos flavonoides.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
II e IV.
III e IV.
I e II.
II e III.Resposta correta
I, III e IV.
Pergunta 8
Leia o excerto a seguir:
“A utilização de plantas com fins medicinais é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade. No início da década de 90, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que cerca de 65-80% da população dos países em desenvolvimento utilizavam plantas medicinais como única forma de acesso aos cuidados básicos de saúde.”
Fonte: AETANO, N. L. B. et al. Plantas medicinais utilizadas pela população do município de Lagarto-SE, Brasil – ênfase em pacientes oncológicos. Rev. bras. plantas med., Botucatu, v. 17, n. 4, supl. 1, p. 748-756, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722015000500748&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a noz-vômica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A estricnina possui algumas características organolépticas, como ser inodora e sabor amargo, bem como solubilidade em solventes polares.
II. ( ) A noz-vômica possui ação tetanizante e curarizante, sendo absorvida pelo sistema digestivo.
III. ( ) Inicialmente, a noz-vômica foi empregada como rotendicida ou muricida na Europa.
IV. ( ) A estricnina é classificada como um alcaloide quaternários, possuindo solubilidade acentuada, atingindo rapidamente o sistema nervoso.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
F, F, F, V.
V, F, V, F.Resposta correta
V, F, F, F.
F, V, V, F.
V, F, V, V.
Pergunta 9
Leia o excerto a seguir:
“A ipecacuanha ou ipeca é uma planta medicinal do subosque de florestas. Ocorrem dois ‘tipos’ de ipecacuanha: a ipecacuanha anelada menor, ou ipecacuanha do Brasil, e a ipecacuanha anelada maior, ou ipecacuanha de Cartagena ou de Nova Granada. Tal nomenclatura está associada ao maior ou menor tamanho de protuberâncias semelhantes a anéis que envolvem as raízes.”
Fonte: ASSIS, M. C.; GIULIETTI, A. M. Diferenciação morfológica e anatômica em populações de “ipecacuanha” – Psychotria ipecacuanha (Brot.) Stokes (Rubiaceae). Rev. Bras. Bot., São Paulo, v. 22, n.2, p.205-216, ago. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84041999000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 de jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Ipeca e sua atividade farmacológica, analise as afirmativas a seguir:
I. As raízes da ipeca, assim como as suas folhas, são consideradas a droga vegetal, sendo utilizadas para extração dos metabólitos de interesse.
II. As formações vegetais da ipeca foram amplamente exploradas, algo percebido e remediado pelos exploradores através de técnicas de cultivo in vitro.
III. As espécies de ipeca ocorrem em regiões úmidas, com populações fragmentadas, entre a Amazônia e a floresta Atlântica.
IV. As populações tradicionais (índios) batizaram a Psychotria ipecacuanha como ipeca, que significa “a trepadeira que faz vomitar”, nome associado ao principal efeito da espécie.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
II e III.
I, II e III.
I e IV.
II, III e IV.
III e IV.Resposta correta
Pergunta 10
Leia o excerto a seguir:
“No Brasil, Solanum está representado por 283 espécies aceitas, sendo 138 endêmicas, tendo a Mata Atlântica como um dos biomas de grande diversidade do gênero. É um grupo que também se destaca pela importância econômica, com várias espécies amplamente utilizadas na alimentação e como fonte de metabólitos como alcaloides, saponinas e glicoalcaloides.”
Fonte: SAMPAIO, V. S. et al. Flora do Ceará, Brasil: Solanum (Solanaceae). Rodriguésia, Rio de Janeiro, v. 70, e02512017, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602019000100226&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 1 ago. 2020.
Considerando as plantas da família Solanaceae, sua utilização e os efeitos indesejáveis, bem como o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir:
I. A escopolamina é um alcaloide oriundo de rota mista entre aminoácidos e flavonoides, sendo utilizado na inibição da enzima colinesterase.
II. Os teores de alcaloides da beladona são produzidos continuamente pela planta sem exigências quanto ao processamento e armazenagem, até mesmo quanto à temperatura e umidade.
III. Os alcaloides tropânicos originados da Atropa belladonna em elevadas dosagens propiciam a hiperestimulação seguida de uma depressão. Devendo-se redobrar os cuidados com a manipulação.
IV. A trombeteira é uma droga clássica em termos de obtenção dos alcaloides tropânicos, bem como de flavonoides e terpenos. Propiciando a utilização da espécie em várias enfermidades.
V. A escopolamina atua sobre as glândulas produtoras de saliva e suor, enquanto a atropina atua sobre a musculatura do coração.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
V, V, V, F, F.
F, V, V, V, F.
V, F, V, F, V.
F, V, F, F, V.
- Whatssapp Grupo de estudos > Entrar clique aqui >
- Telegram Grupo de estudos > Entrar clique aqui >
- Siga nossa pagina no Facebook participar aqui >
- Seguir no Instagran clique aqui >
Nenhum comentário:
Postar um comentário