Química Analítica Quantitativa Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

SANTOS, A. D. S. C. Novos cadernos de laboratório e novas culturas epistêmicas: entre a política do experimento e o experimento da política. 2016. 240f. Tese (Doutorado em ciência da informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro.

“O caderno de laboratório torna-se uma das fontes de informação para preencher as lacunas que a comunicação formal da ciência deixa para trás, tais como tentativas frustradas, os múltiplos protocolos testados, os resultados obtidos, etc. Vislumbra-se o caderno de laboratório como um caderno de papel, com folhas sequenciais, datados e utilizados por um cientista para registrar a execução de atividades, de acordo com as preferências individuais ou orientações institucionais, podendo ser individuais ou coletivos, ter um formato livre de registro ou, ainda, modelo estruturado. Podem apenas registrar o que foi realizado ou agregar observações pessoais e insights. São exemplos desse tipo de pesquisa estudos sobre a trajetória de célebres nomes da ciência”.


Sobre os cadernos de laboratório, marque a alternativa que apresenta boas práticas do uso destes materiais.



A principal função do caderno de laboratório é escrever as reações químicas observadas na prática.



Deve ser utilizado apenas para organizar os experimentos e anotar reações químicas observadas na prática.



É uma ferramenta usada exclusivamente para anotar observações e os resultados do experimento.



Deve apresentar uma descrição completa e precisa de todo o trabalho a ser realizado, além de ser usado para anotar observações e conclusões. Resposta correta 



Tudo deve ser anotado, no entanto, em casos em que o experimento ocorra mal ou não apresente o resultado esperado, não é necessário anotar isso no caderno.



Pergunta 2

1 ponto

CRUZ, L. P. S.; CAMPOS, V. P. Métodos de amostragem e análise para compostos reduzidos de enxofre atmosférico. Química Nova, [s.l.], v. 31, n. 5, p. 1180-1189, 2008.
“A amostragem de componentes traços atmosféricos tem se tornado um desafio constante, pois sendo o ar um sistema heterogêneo e multifásico, constituído de gases, partículas líquidas, sólidas e heterogêneas, cuja composição varia espacial e temporalmente, é provavelmente a matriz ambiental mais difícil para se obter amostras representativas. A exigência por técnicas exatas, confiáveis e sensíveis para o monitoramento de componentes traços atmosféricos tem aumentado continuamente. As razões para isto incluem não apenas a crescente preocupação com a qualidade ambiental, mas também o fato de a poluição atmosférica não ser um problema apenas local. Adicionalmente, informações seguras sobre componentes do ar são necessárias para o entendimento do seu comportamento químico e físico na atmosfera, e para identificar, solucionar ou controlar um problema ambiental”.


De acordo com as informações apresentadas no texto, marque a alternativa que descreve corretamente os cuidados necessários para a seleção de amostras representativas.



A etapa de amostragem é a mais simples da análise, na qual deve ser recolhido um fragmento qualquer do objeto de estudo, que posteriormente será processado e terá suas dimensões reduzidas.



Os métodos de amostragem podem apresentar diferentes graus de complexidade, porém, os procedimentos são sempre similares para amostras no estado sólido, líquido e gasoso.



A etapa de amostragem não influencia na exatidão do método, mesmo quando o material a ser estudado for heterogêneo.



Para obter uma amostra representativa, deve-se seguir uma série de etapas subsequentes, que incluem identificar uma população, coletar uma amostra bruta e reduzir a amostra bruta para uma amostra de laboratório. Resposta correta.



Os erros de amostragem são semelhantes e estão intimamente relacionados aos erros de análise.



Pergunta 3

1 ponto

SANCHES, C. A importância da pipetagem nos processos analíticos. Lab network, 24 mai. 2016. Disponível em: https://www.labnetwork.com.br/especiais/a-importancia-da-pipetagem-nos-processos-analiticos/. Acesso em: 09 fev. 2020.
“Os instrumentos de medição são fundamentais em laboratórios que necessitem de aferições exatas de volumes, o que garante a qualidade dos resultados das análises. Dentre os mais utilizados, têm destaque as pipetas, que têm por função a transferência de volumes de um recipiente para outro. A pipeta é um instrumento de uso diário nos laboratórios. Sem ela seria inviável realizar os processos de análise devido aos volumes de reagentes e de amostra envolvidos. Na área de biologia molecular a pipeta é utilizada desde a extração do ácido nucleico (DNA ou RNA) até a pipetagem da amostra e dos reagentes necessários para a realização da reação em cadeia da polimerase (PCR). Ela é necessária na transferência dos volumes exatos de líquidos, tanto amostra quanto reagente”.


Em concordância com o texto, assinale a alternativa que apresenta apenas instrumentos utilizados para medir volumes em laboratórios.



Proveta, bureta, bécker e tubo de ensaio.



Pisseta, bureta, proveta e balão volumétrico.



Proveta, pipeta graduada, bureta e balão volumétrico. Resposta correta



Pipeta graduada, proveta, balão volumétrico e tubo de ensaio.



Densímetro, vidro de relógio, proveta e balão volumétrico.



Pergunta 4

1 ponto

ANDRADE, J. C.; CUSTÓDIO, R. O uso da balança analítica. Revista Chemkeys, [s.l.], n. 3, p. 1-3, 2000.
“A balança analítica é um dos instrumentos de medida mais usados no laboratório e dela dependem basicamente todos os resultados analíticos. As balanças analíticas modernas, que podem cobrir faixas de precisão de leitura da ordem de 0,1 µg a 0,1 mg, já estão bastante aperfeiçoadas, do ponto de dispensarem o uso de salas especiais para a pesagem. Mesmo assim, o simples emprego de circuitos eletrônicos não elimina as interações do sistema com o ambiente. Destes, os efeitos físicos são os mais importantes, pois não podem ser suprimidos. As informações contidas neste texto visam indicar os pontos mais importantes a serem considerados nas operações de pesagem”.


De acordo com o texto, marque a alternativa que descreve corretamente os procedimentos adotados para minimizar erros na medição da massa de um objeto.



As amostras secas em um forno devem ser armazenadas em um refrigerador, para minimizar sua decomposição.



A calibração da balança é um procedimento que deve ser adotado pelo menos uma vez por semana.



Antes da pesagem, deve ser tomada uma precaução com as correntes de ar, pois elas podem provocar erros e impedir a mensuração correta da massa da amostra. Resposta correta



A temperatura do material a ser pesado não influencia na medição de sua massa.



As balanças devem ser colocadas em superfícies leves, para minimizar o efeito das vibrações no ambiente circundante.



Pergunta 5

1 ponto

VIEIRA, S. Erros sistemáticos e aleatórios nas medições. Sonia Vieira blogspot, 21 abr. 2016. Disponível em: http://soniavieira.blogspot.com/2016/04/analise-de-erros-de-medidas.html. Acesso em: 09 fev. 2020.
“Medir é determinar o valor de uma grandeza em termos do valor de uma unidade, tomada como padrão. Erro de medição é a diferença entre o resultado da medição e o valor verdadeiro do mensurando. O valor verdadeiro de um mensurando é, em geral, desconhecido, porque o resultado de uma medição depende de diversos fatores, como o sistema de medição, o operador, o procedimento utilizado, o ambiente. Vamos definir aqui dois tipos de erro de medição: o erro sistemático e o erro aleatório. Erro sistemático é a diferença entre o resultado de um número infinito de medições do mensurando, feitas nas mesmas condições e seu valor verdadeiro. Erro aleatório é a diferença entre o resultado da medição e a média que resultaria de um número infinito de medições do mensurando, repetidas em iguais condições”.


De acordo com o texto, assinale a alternativa que representa uma afirmação correta sobre o erro sistemático em análises químicas.



Os erros sistemáticos podem ser minimizados por meio de boas práticas no laboratório. Resposta correta



Os erros sistemáticos são observados apenas em casos específicos e estão associados à falta de atenção do analista.



Os erros sistemáticos, assim como os erros aleatórios, podem ser evitados por meio de boas práticas de laboratório.



Os erros sistemáticos ocorrem mesmo após uma calibração correta da instrumentação usada na análise.



Nos erros sistemáticos, se o experimento for realizado novamente exatamente da mesma maneira, produzirá um erro diferente.



Pergunta 6

1 ponto

LACERDA, C. D. Controle de qualidade de medicamentos manipulados. Portal educação, 16 abr. 2014. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enem/controle-de-qualidade-de-medicamentos-manipulados/55623. Acesso em: 09 jan. 2020.
“O setor de manipulação de medicamento em farmácia vem aumentando atualmente, devido principalmente à possibilidade de personalizar a terapia medicamentosa. Porém muitos desconfiam da qualidade do medicamento do manipulado e deixam utilizá-los por este motivo. Mas como todos os medicamentos eles só podem ser dispensados se estiveram com a qualidade garantida. Apesar de existir algumas dificuldades para realização dos ensaios de qualidade, é possível que eles sejam realizados. Informando aos usuários de medicamento e prescritores sobre a exigência legal destes ensaios e comprovando que eles realmente são realizados e confirmam a qualidade destes medicamentos é possível tirar o setor da situação de descrédito em que se encontra”.


Considerando as informações presentes no texto, assinale a opção que apresenta as medidas adotadas para garantir o controle de qualidade de medicamentos.



Realizar análises frequentes apenas da matéria-prima, antes de produzir os medicamentos.



Proceder com cumprimento de um conjunto de normas e procedimentos nas etapas de fabricação. Resposta correta



Realizar análises qualitativas frequentes, visando a identificar a presença de contaminantes.



Obter uma amostragem representativa e realizar apenas o teste do produto.



Realizar testes improvisados, com metodologia e instrumentação adequadas.



Pergunta 7

1 ponto

DA-COL, J. A. et al. Didactic experiment of chemometrics for pharmaceutical pellets mapping using near-infrared spectroscopy and multivariate curve resolution with alternating least squares: a tutorial, part IV. Química Nova, [s.l.], v. 41, n. 3, p. 345-354, 2018.
“A quimiometria é uma área da Química extremamente difundida nos dias atuais e muito útil na extração de informações dos mais variados sistemas químicos. Além da pesquisa básica, a indústria química utiliza a análise multivariada para otimizar seus processos e, nesse contexto, formar profissionais com o conhecimento necessário é muito importante para o desenvolvimento do setor no país. Um emprego prático da quimiometria nas ciências farmacêuticas consiste em seu emprego na determinação da concentração do princípio ativo paracetamol em comprimidos com espectroscopia no infravermelho próximo e regressão por mínimos quadrados parciais”.


Sobre a quimiometria, marque a alternativa que descreve corretamente sua utilização no campo da química analítica.



Um dos métodos mais conhecidos de quimiometria é calibração multivariada, que se concentra no estabelecimento de variáveis comuns e na redução de erros sistemáticos.



A quimiometria é um campo interdisciplinar que envolve aplicação de conceitos de engenharia química nas análises químicas.



A quimiometria tem sido aplicada exclusivamente para tratamento de dados espectrais.



A quimiometria aplicada em análises químicas possibilita a extração do máximo de informações químicas a partir de dados analíticos. Resposta correta



A utilização da quimiometria não é recomendada em casos envolvendo matrizes complexas de dados.



Pergunta 8

1 ponto

SOUZA, L. A. Segurança em laboratório. Mundo educação, 10 jun. 2009. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/seguranca-laboratorio.htm. Acesso em: 09 fev. 2020.
“Um laboratório é um ambiente de trabalho que requer alguns cuidados, a começar pelo uniforme, ele tem a função de proteger o profissional, neste caso o químico, de eventuais acidentes. O avental precisa ser de tecido não inflamável, como algodão. Ele protege o corpo do contato com ácidos corrosivos. Óculos de segurança evitam que respingos de ácidos atinjam os olhos. Todo laboratório precisa contar com material de emergência como medicamentos, manta apaga-fogo, produto lava-olhos, entre outros. E não podemos esquecer os extintores de incêndio, eles são indispensáveis em caso de acidentes com fogo”.


De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta medidas preventivas que devem ser tomadas em laboratórios de análises químicas.



Os ácidos devem ser manuseados obrigatoriamente em uma capela com exaustor, visto que o vapor liberado por estes ácidos pode causar danos a pele.



Utilizar luvas de borracha, capela com exaustor e óculos de proteção ao manusear sais inorgânicos.



Os óculos de proteção e o jaleco devem ser usados o tempo todo dentro do laboratório. Resposta correta



Em caso de contato com um ácido ou bases fortes, é recomendado proceder com a reação de neutralização, colocando ácidos e bases fortes sob a pele do indivíduo.



O uso de lentes de contato é recomendado, porém, durante o manuseio de ácidos, recomenda-se o uso de óculos.



Pergunta 9

1 ponto

Neto, J. G. Análise Quantitativa. Infoescola, 7 mai. 2017. Disponível em: https://www.infoescola.com/quimica/analise-quantitativa/. Acesso em: 26 fev. 2020.
“A busca pela qualificação das moléculas levou cientistas à proposição de modelos lógicos de análise dos fenômenos da natureza. A análise química surge neste cenário, oferecendo aos cientistas uma possibilidade de análise, permitindo assim uma compreensão mais aprofundada de seus objetos de estudo. Enquanto a análise química qualitativa ocupa-se inicialmente em evidenciar a presença de determinado componente, a análise química quantitativa encarrega-se de determinar-lhe a composição exata de seus constituintes. Utilizando-se de procedimentos analíticos, como a gravimetria e a volumetria, químicos do passado elaboraram as fórmulas químicas de muitas substâncias e atualmente, a análise química quantitativa utiliza-se de processos mais refinados na determinação da estrutura de substâncias incógnitas”.


De acordo com o texto, marque a alternativa que descreve apenas parâmetros avaliados em métodos quantitativos.



Condutividade, fluorescência e formação de gases.



Ponto de fusão, índice de refração e relação carga-massa.



Liberação de gases, mudança de cor durante reações e formação de precipitados.



Formação de precipitados, condutividade e absorbância.



Absorbância, condutividade e potencial na superfície de eletrodos. Resposta correta



Pergunta 10

1 ponto

NOGUEIRA, A. R. A. Preparo de amostras. VIII Encontro nacional sobre métodos dos laboratórios da Embrapa, Jaguariúna, 4 nov. 2003. Disponível em: http://www.cnpsa.embrapa.br/met/images/arquivos/08MET/Palestras/preparoamostras.pdf. Acesso em: 09 fev. 2020.
“Os dados relacionando os teores de minerais ou dos constituintes proteicos nas plantas, solos e alimentos são cada vez mais requisitados e um correto procedimento de coleta e preparo dessas amostras permitem uma avaliação eficiente, que irá direcionar os recursos financeiros e ambientais com segurança. Além da escolha conveniente do método analítico e estudo dos possíveis interferentes, torna-se essencial boa amostragem, preparação e solubilização da amostra para análise. Qualquer que seja o tipo de amostra, erros significativos poderão ser introduzidos se a etapa de preparação não for satisfatoriamente conduzida. A amostragem é a primeira fase da análise. É preciso haver integração entre os responsáveis pela coleta e o laboratório, buscando-se sincronismo entre a remessa de amostras e a capacidade do laboratório em executar as determinações”.


De acordo com o texto, assinale a alternativa que descreve os procedimentos adequados de preparação e tratamento de amostras.



Os procedimentos envolvendo preparação de amostras devem ser sistemáticos e padronizados, visando a produzir amostras uniformes. Resposta correta



Apenas em alguns casos específicos é necessário reduzir a dimensão da amostra.



A redução no tamanho das amostras reduz a área de superfície disponível, com isso, existe um risco de perda de componentes voláteis e de oxidação dos componentes da amostra.



Casos envolvendo amostras homogêneas demandam grandes esforços para obter uma amostra representativa.



Gases e líquidos podem requerer grande preparação da amostra, assim como as amostras sólidas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário