Em julho de 2021, somente no setor saúde, o sistema e-MEC registrou quase 1,8 milhão de vagas autorizadas em 28.548 polos/cursos de educação a distância. Uma expansão de 541% em apenas 4 anos, fruto da flexibilização da legislação do ensino superior no Brasil.
A educação a distância é institucionalizada como política de ensino. O Conselho Federal de Farmácia tem trabalhado incansavelmente pela qualidade do ensino de graduação em farmácia desde que firmou seu primeiro convênio com o Inep/MEC, em 2009, para emitir parecer sobre um currículo autorizado.
Depois disso, lutou e conseguiu aprovação no CNE para uma nova diretriz para a graduação de farmacêutico no país. Ele liderou todas as batalhas entre os profissionais de saúde contra o ensino a distância como forma de ensino e, em 2017, foi um dos três comitês a se manifestar contra o registro de pós-graduação.
Mas, como outras profissões, a farmácia não conseguiu frear a proliferação desses cursos. 200.000 vagas foram autorizadas em 751 centros/cursos. Os primeiros pedidos de registro começaram a ser apresentados aos comitês regionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário