O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos do tabaco. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos (INCA).
O tabagismo é considerado uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos derivados do tabaco. ... Existem vários produtos de tabaco: cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de palha, cigarrilhas, bidis, narguilé, rapé, cigarros, dispositivos eletrônicos para fumar, etc. É considerada a maior causa evitável de morte prematura no mundo.
A nicotina é um alcalóide de amina orgânica. Está presente nas folhas do tabaco e, além de causar danos à saúde, é também uma das principais causas da dependência do tabaco. É produzido na queima de cigarros e é a principal causa de dependência entre os fumantes.
Isso porque, ao inalar um cigarro, a nicotina chega ao cérebro em cerca de 9 segundos e atua no sistema nervoso central, resultando em uma sensação prazerosa de bem-estar. Porém, essa sensação é passageira, quanto mais a pessoa fuma, mais forte é a capacidade do organismo de se adaptar à droga, o aumento da dependência, a necessidade de mais doses de nicotina no organismo, ou seja, o aumento do tabagismo.
É por isso que quando alguém tenta parar de fumar parando de repente, muitas vezes experimenta a síndrome de abstinência. Os medicamentos oferecidos pelo Ministério da Saúde na rede SUS para o tratamento do tabagismo são: Terapia de reposição de nicotina (adesivos transdérmicos e goma de mascar) e cloridrato de bupropiona.
O tratamento para o tabagismo inclui medidas não farmacológicas como psicoterapia e medidas farmacológicas como
TERAPIA DE REPOSIÇÃO DE NICOTINA
Tem o objetivo de diminuir a abstinência. Como exemplo temos as gomas, as pastilhas e os adesivos de nicotina.
- Nicorete tablets nicotina de 2mg
- Niquitin adesivos e pastilhas nicotina de 7mg
ANTIDEPRESSIVOS
Auxiliam a cessação do tabagismo a longo prazo
Exemplo:
- Cloridrato de bupropiona
- Cloridrato de nortriptilina
O mecanismo de ação da bupropiona e da nortriptilina é independente de seus efeitos antidepressivos e elas têm eficácia similar á reposição de nicotina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário