Microbiologia e Imunologia Desafio Colaborativo

As bactérias são os seres mais antigos do planeta é um tipo de células biológica. As bactérias figuram entre as primeiras formas de vida a aparecer na terra e estão presentes na maioria dos seus habitats. Estão presentes em quase todos os lugares – ar, água, solo, poeira e até em locais de altas pressões e condições completamente inóspitas à maioria dos seres vivos como fontes termais ácidas, resíduos radioativos e na profunda biosfera da crosta terrestre.

As bactérias são unicelulares, ou seja, formados por uma única célula, são procariontes (não possuem núcleo) As bactérias se classificam em três grupos: Bacilos, Cocos e Espirilos, são transmitidos através da água, do ar, espirro, tosse e pelo contato com alimentos e objetos contaminados.

São consideradas os seres vivos mais abundantes do planeta. Organismo humano possui maior quantidade de bactérias do que de células, temos aproximadamente 10 vezes mais bactérias em nosso corpo do que células humanas. e mesmo assim, antes de condenarmos esses microrganismos pelas inúmeras enfermidades, devemos saber que somente uma pequena parte das bactérias é patogênica, ou seja, causadora de doenças.

As bactérias patogênicas são tratadas com antibióticos onde o uso indevido de medicamentos pode deixá-las mais resistentes; elas podem ser prejudiciais causando doenças como gastrite, otite, pneumonia e cáries.

Podemos destacar outros papéis úteis das bactérias ao homem na produção de alimentos, fabricação de queijos e bebidas, e na indústria química, na produção de determinados fármacos.

Fonte : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/historia-das-bacterias.htm

Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês.
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo.

GRUPO DE ESTUDOS