Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as normas metodológicas e os elementos da estrutura do artigo científico, ordene as etapas a seguir de acordo com a metodologia para a organização dos elementos pré-textuais de um artigo científico.
( ) Autor(es).
( ) Palavras-chave.
( ) Resumo.
( ) Subtítulo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1, 3, 2, 4.
3, 2, 4, 1.
4, 1, 2, 3.
1, 3, 4, 2.
2, 4, 3, 1. Resposta correta
Pergunta 2
1 ponto
Conforme Hildebrando de André, a dissertação objetiva supõe um exame crítico de uma questão, transmitindo conhecimento, e tem como finalidade instruir e convencer; assim, deve apresentar caráter universal, abstrato, científico, com exposição impessoal.
Fonte: ANDRÉ, H. A. Curso de redação: técnicas de redação, produção de textos. São Paulo: Moderna, 1998. (Adaptado).
Considerando essas informações sobre a dissertação objetiva e o conteúdo estudado sobre o tópico, analise as afirmativas a seguir sobre as características da redação científica.
I. A redação científica deve ter uma produção que se diferencie pela objetividade.
II. A redação científica deve ter como destaque a presença do enunciador.
III. A redação científica apresenta verbos que indicam a primeira pessoa do singular.
IV. A redação científica explora expressões da norma culta com valor denotativo.
Está correto o que se afirma em:
I e IV. Resposta correta
I, II e III.
III e IV.
II e III.
I e III.
Pergunta 3
1 ponto
A redação técnico-científica, como qualquer forma de comunicação, deve apresentar aspectos que permitam que o leitor consiga acompanhar os raciocínios organizados, no caso, pelo pesquisador, e alguns cuidados durante a elaboração precisam ser observados tendo em vista esse receptor.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos que devem ser observados na redação técnico-científica, analise os aspectos a seguir e associe-os com as suas respectivas características.
1) Clareza.
2) Coerência.
3) Objetividade.
4) Concisão.
( ) Refere-se ao texto que apresenta máxima informação com o mínimo de palavras.
( ) Refere-se ao texto que deixa de lado significados dúbios e evasivas.
( ) Refere-se ao texto que permite apenas uma interpretação.
( ) Refere-se ao texto que traz ideias nas quais falta contradição.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1, 2, 4, 3.
4, 1, 3, 2.
3, 4, 2, 1.
2, 4, 3, 1.
4, 3, 1, 2. Resposta correta
Pergunta 4
1 ponto
No dicionário, encontramos para o termo “pesquisa” informações como “busca”, “indagação”, “investigação”, “geralmente de cunho científico”. Desta maneira, quem realiza uma pesquisa está à procura de algo, pois precisa fazer uma averiguação a partir de ideia, de um problema, de uma determinada questão.
Fonte: MICHAELLIS. Dicionário de língua portuguesa. Pesquisa. São Paulo: Melhoramentos, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas de estudo, analise as técnicas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) pesquisa teórica.
2) pesquisa metodológica.
3) pesquisa empírica.
4) pesquisa prática.
( ) Trata-se da pesquisa voltada para a interferência, representando uma intervenção na realidade da sociedade vigente.
( ) Trata-se daquela dedicada às maneiras de se fazer a ciência, às suas formas de realização.
( ) Trata-se daquela dedicada a medições dentro da realidade de uma determinada sociedade.
( ) Trata-se daquela que se dedica ao estudo de preceitos, suposições, hipóteses e proposições.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
3, 1, 2, 4.
4, 2, 3, 1. Resposta correta
3, 2, 4, 1.
2, 3, 1, 4.
4, 1, 2, 3.
Pergunta 5
1 ponto
Segundo Andrade, a NBR 6022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define artigo como “texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas de conhecimento”. A NBR 14724 da ABNT especifica qual a estrutura e os elementos que o trabalho um trabalho científico deve conter.
Fonte: ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. São Paulo: Atlas, 2002. p. 82.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estrutura do artigo científico, analise os elementos a seguir e associe-os com alguns de seus respectivos itens.
1) Elementos pré-textuais.
2) Elementos textuais.
3) Elementos pós-textuais.
( ) Referências, anexos.
( ) Resumo, palavras-chave.
( ) Desenvolvimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1, 3, 2.
1, 2, 3.
2, 3, 1.
3, 2, 1.
3, 1, 2. Resposta correta
Pergunta 6
1 ponto
Leia o excerto a seguir:
“A relação entre o plano da expressão e o plano de conteúdo configura aquilo que chamamos de denotação. Desse modo, significado denotativo é aquele conceito que um certo significante evoca no receptor. Em outras palavras, é o conceito ao qual nos remete um certo significado.”
Fonte: FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2005. p. 113.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estilo de redação do texto técnico-científico, pode-se afirmar que a linguagem em artigos científicos:
diferencia-se daquela encontrada em textos literários. Resposta correta
segue as mesmas características dos textos jornalísticos.
diferencia-se daquela encontrada em comunicações científicas.
identifica-se com aquela encontrada em textos publicitários.
é determinada pela figuração e pela subjetividade.
Pergunta 7
1 ponto
A intertextualidade é um procedimento que ocorre quando há uma relação estabelecida entre dois textos e o novo texto é criado sob a influência do anterior; essa relação pode ocorrer de forma explícita ou de modo implícito, e seu entendimento depende do repertório do receptor.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre compreensão de contextos e compreensão de intertextos, pode-se afirmar que a leitura de textos científicos exige que o leitor:
tenha capacidade de desenvolver raciocínios, representantes de manifestações da individualidade do seu produtor.
consiga entender ideias de texto isoladas por si só, marcadas por uma posição individual e desvinculadas de situações específicas.
consiga identificar frases, orações e períodos descontextualizados, deslocados de uma situação de produção específica.
tenha capacidade de entender os trechos dos textos, relacionando-os ao todo, considerando a situação de produção, o seu contexto e outros textos. Resposta correta
tenha condições de compreender ideias desligadas de recortes históricos e de contextos específicos.
Pergunta 8
1 ponto
Leia o trecho abaixo.
“Segundo o dicionário, um esquema é uma representação gráfica, resumida, de coisas e suas relações ou funções – um diagrama, um resumo. Trazendo uma síntese das ideias principais de um texto através de palavras-chave; através do esquema, é possível adquirir conhecimentos em maior quantidade em relação àquela apresentada.”
Fonte: MICHAELLIS. Dicionário de língua portuguesa. Esquema. São Paulo: Melhoramentos, 2008. (Adaptado).
Considerando essas informações e os estudos realizados a respeito dos gêneros acadêmicos, analise os tipos de esquemas a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Lineares.
2) Circulares.
3) Piramidais.
4) Sistemáticos.
( ) A organização das informações ocorre com interdependência.
( ) A organização das informações pode ter ocorrência horizontal ou vertical.
( ) A organização das informações ocorre de forma hierárquica.
( ) A organização das informações ocorre de forma cíclica.
2, 4, 1, 3.
2, 1, 3, 4.
1, 3, 4, 2.
4, 1, 3, 2. Resposta correta
3, 2, 4, 1.
Pergunta 9
1 ponto
De acordo com a demanda de informações e de conhecimentos, entre os gêneros que circulam na esfera acadêmica, são solicitados aos estudantes diferentes tipos de texto, ou seja, de gêneros acadêmicos, sendo que cada um deles atende a uma determinada necessidade de acordo com a atividade exercida, devendo seguir as características estabelecidas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os gêneros acadêmicos, pode-se afirmar que, ocorrendo a necessidade de elaboração de uma resenha, o estudante deve:
apresentar um texto de interpretação livre a partir de uma ideia geral de um trabalho inicial.
apresentar uma descrição sobre um trabalho, trazendo um exame e uma crítica sobre ele, com posicionamento sobre sua importância. Resposta correta
o estudante deve esquematizar as ideias localizadas em um trabalho, recomendando esse trabalho.
apresentar um texto de caráter subjetivo a partir de um trabalho, elaborando uma produção que traga intertextualidade.
apresentar uma síntese sobre um trabalho, sem julgamento sobre seu conteúdo e sua importância.
Pergunta 10
1 ponto
O registro de informações feito em fichas é chamado de “fichamento”. Como procedimento dentro de uma situação de pesquisa de caráter científico, no fichamento, são resumidas as principais ideias e informações de um texto; nesse caso, o fichamento pode ser feito a partir de um artigo de revista, um livro ou uma parte dele, uma reportagem, uma notícia, entre outros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gêneros acadêmicos e as características do fichamento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O fichamento é utilizado em relação a obras de diferentes esferas de conhecimento.
II. ( ) O fichamento limita o aprimoramento dos estudos.
III. ( ) O fichamento exige transcrições exatas.
IV. ( ) O fichamento rejeita o uso de resumos e de esboços.
V. ( ) O fichamento necessita de informação bibliográfica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, V, F, V. Resposta correta
V, F, F, V, V.
F, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
V, V, V, F, F.
Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês.
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo. Caso queiram participar bastar clicar abaixo ou deixe seu numero que eu vou te adicionar
GRUPO DE ESTUDOS
- Siga meu perfil no Intagram > Entrar clique aqui >
- Whatssapp Grupo de estudos 1 > Entrar clique aqui >
- Whatssapp Grupo de estudos 2 > Entrar clique aqui >
- Whatssapp Grupo de estudos 3 > Entrar clique aqui >
- Telegram Grupo de estudos > Entrar clique aqui >
- Pagina no Facebook seguir > Facebook clique aqui >
- Grupo publico no Facebook > Facebook clique aqui >
- Galerias de imagens Pintrest > Seguir aqui clique aqui >
Nenhum comentário:
Postar um comentário