Remodelamento Ósseo
A remodelação óssea acontece de diferentes velocidades nas várias partes do corpo. Por exemplo, a porção distal do fêmur é substituída a cada quatro meses ,enquanto isso, os ossos da mão são completamente substituídos durante toda a vida. No primeiro ano de vida a remodelação óssea é de quase cem por cento, enquanto nos adultos a remodelação é de aproximadamente dez por cento a cada ano.
Importante lembrar que em um adulto saudável a um equilíbrio, entre reabsorção e deposição de cálcio, caso seja depositado muito cálcio pode se formar calos ou esporas ósseas, causando dores nas articulações e dificuldades de mobilidade, caso muito cálcio seja retirado há um enfraquecimento ósseo podendo levar a fraturas.
Com o envelhecimento, nosso sistema esquelético acaba perdendo cálcio, deixando nossos ossos mais fracos. Isso acontece mais rápido com as mulheres que por volta dos 40 anos de idade por conta da perda de hormônios, e continua até que 30% do cálcio sejam perdidos nos ossos. Já nos homens acontece por volta dos 70 anos, e essa perda não acontece antes dos 60. A perda e enfraquecimento ósseo são conhecidos com osteoporose.
Você acredita que existem fatores que estimulam a mineralização óssea? Quais?
Sim com certeza, existem vários fatores que influenciam na remodelação óssea, a remodelação é um processo fisiológico e constante, que é regulada como mecanismos regulatórios intracelulares, influência hormonal, fatores locais e externos.
A remodelação e crescimento dependem de vários fatores. Os fatores importantes que influenciam diretamente no crescimento dos ossos, são: fatores genéticos,nutricionais,físicos e fatores hormonais.
- Quantidade suficiente de cálcio e fósforo absorvido na alimentação do individuo
- Obter uma quantidade suficiente de vitaminas, principalmente vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio ingerido
- E também o corpo precisa produzir hormônios que são responsáveis pela atividade do tecido ósseo.
Referencia bibliográficas :
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio20.php
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442006000100003
Nenhum comentário:
Postar um comentário