Tatuagens parecem estar em toda parte. Da faixa tribal que sai do colarinho da caixa do caixa de banco até as mangas cheias no braço do chef em seu restaurante favorito. Na realidade, eles parecem ser um método ultramoderno de expressão pessoal.
Raízes Históricas da tatuagens
Como uma forma de arte expressiva, a tatuagem tem uma história muito mais longa do que muitas pessoas imaginam. Originalmente pretendido como proteção do corpo, mais tarde foi usado para marcar as pessoas como pertencentes a grupos específicos, e somente na era moderna se tornou uma forma de auto-expressão.
Muitas culturas ao redor do mundo praticavam a arte de tatuar uma vez ou outra. A maioria deles ainda faz; mestres de tatuagem modernos bem conhecidos vêm de lugares tão amplos como o Japão, o Egito, a Austrália e os Estados Unidos.
As cores e designs atuais da tinta não existiriam se não fossem as primeiras marcações simbólicas feitas no corpo de outra pessoa para qualquer propósito escolhido: cerimonial, identificação, proteção ou outra razão espiritual.
Fazendo as marcas na pele
As primeiras tatuagens foram feitas raspando ou picando a primeira camada de pele e espalhando cinzas ou óleo sobre os arranhões. Eventualmente, quando ficou disponível, corantes coloridos e tinta foram usados para trazer nova vida aos símbolos.
Os instrumentos de tatuagem eram bastante crus, como ilustrado por alguns instrumentos de bronze descobertos no Egito. Essas ferramentas grandes, planas e semelhantes a agulhas, datam de 1450 aC e são os instrumentos de tatuagem identificáveis conhecidos mais antigos.
Europa
Desenhos permanentes, com tinta, são conhecidos de múmias européias tão antigas quanto 5.300 anos. A múmia congelada, agora apelidada de “Homem do Gelo”, foi descoberta no permafrost da montanha italiana no início dos anos 90. Otzi, como é mais conhecido, tinha mais de 60 tatuagens em seu corpo; a maioria deles é composta de conjuntos de linhas ou até mesmo de “x”.
Certamente longe dos projetos complicados de hoje, tem sido questionado sobre o que significou as tatuagens de Otzi. Em 2015, uma equipe de antropólogos italianos estudou essas marcações e concluiu que elas foram pensadas como terapia para a artrite em sua coluna e articulações.
Há um grande mito de que a tatuagem não pegou na Inglaterra e na Europa até que James Cook visitou o Taiti em 1769. Isso é em grande parte falso, no entanto, como muitas pessoas ostentavam antes da época, incluindo pessoas da “alta sociedade”. envolvidos em linhas de trabalho perigosas, como mineiros de carvão e marinheiros, muitas vezes preferiam tatuagens que acreditavam protegê-los dos elementos. Âncoras, aves marinhas e dançarinas eram desenhos comuns para os marinheiros. Picaretas e crânios eram comumente usados pelos mineiros.
A mania de tatuar atingiu um ponto alto na Inglaterra na década de 1860, depois que o príncipe de Gales, mais tarde chamado King Edward VII, fez sua primeira tatuagem no Cairo, quando estava em turnê real no Egito. Dizem que foi uma “cruz de Jerusalém” no braço dele. Ele enviou seus filhos para o Japão em 1881, onde receberam suas primeiras tatuagens de braço de um mestre japonês, Hori Chiyo.
Graças ao rei Edward, as tatuagens tornaram-se mais aceitáveis e as pessoas além de marinheiros e mineiros podiam exibir suas próprias obras de arte sem serem vistas como criminosas ou degeneradas. Muitos britânicos bem-sucedidos viajaram para o Japão e o Egito para fazer suas próprias tatuagens durante esse período, porque os artistas profissionais eram poucos e distantes entre si em casa.
Um dos mais famosos de todos os tatuadores britânicos foi Tom Riley. Nascido em 1870, parecia que ele seguiria os passos de seu pai e se tornaria um pedreiro. Seu destino foi estabelecido durante sua carreira militar, no entanto, quando ele fez sua primeira tatuagem. Depois que sua carreira militar terminou, ele voltou para casa e silenciosamente começou a aprimorar sua arte com desenhos baseados no simbolismo militar e no domínio japonês da arte.
África e Oriente Médio
Um grupo de múmias femininas exibindo padrões únicos de pontos no abdômen foi descoberto na antiga cidade egípcia de Akhmim. Acreditava-se que essas mulheres fossem “marcadas” como consortes ou sacerdotisas; O pensamento moderno, no entanto, mostra que eles estavam tentando proteger seus filhos ainda não nascidos.
O padrão de pontos mudaria à medida que o bebê crescesse, fazendo mais do que uma rede simbólica sobre a barriga da mãe. Algumas dessas mulheres também exibiam símbolos do deus de Bes, o deus do parto, em suas coxas.
Outras culturas antigas usavam tatuagens para marcar permanentemente membros de vários grupos. Os líbios, os citas e os trácios usavam tatuagens como forma de afastar a nobreza dos plebeus. Pelo menos um grupo de antigos escoceses era conhecido pelos gregos e romanos como os “pictos”, porque supostamente adornavam seus corpos com tatuagens azuis.
É claro que os antigos gregos e depois os romanos também gostavam de tatuar. Eles geralmente usavam “estigmas” como identificadores para membros de seitas religiosas; por exemplo, se alguém adorasse o deus do vinho Dionísio, essa pessoa teria uma tatuagem em seu corpo de folhas de hera, o símbolo do deus. Nos anos 300 dC, as tatuagens se tornaram uma maneira de marcar escravos por seus donos e criminosos por seus crimes. Somente depois que o imperador Constantino chegou ao poder, todas as formas de rituais ou de tatuagens pessoais pararam, pois ele acreditava que era contra suas visões
Antes da dinastia Han na China, a tatuagem ou Wen Shen não era da mais alta estima pela população em geral. A arte foi desprezada, como uma desfiguração para o corpo. Alguns chineses, no entanto, como o povo Dai e Li, praticavam a arte como um rito de passagem. Ambas as tribos usaram a tatuagem para acentuar suas características; características faciais para as mulheres e como destaque para a musculatura masculina. Depois da dinastia Han, acreditava-se que apenas os criminosos usavam tatuagens.
Irezumi, ou arte de tatuagem japonesa, sempre foi feito como um terno de corpo inteiro ou uma manga cheia, sempre ser escondido debaixo da roupa. Tradicionalmente, sustentava-se que apenas prisioneiros ou criminosos teriam tatuagens. Somente após a abertura do século XIX, as tatuagens foram aceitas na população dominante, embora essa seja uma aceitação tênue, porque é considerado rude mostrá-las em público. As tatuagens japonesas eram coloridas e vibrantes, praticamente tapeçarias na pele. Sua associação com a Yakuza, ou máfia japonesa, reteve a forma de arte da aceitação do mainstream por muitos anos.
Austrália e Polinésia
Acredita-se que o povo da Polinésia e da Nova Zelândia levou a tatuagem para fora do reino espiritual e para o reino da arte corporal. De desenhos geométricos à genealogia de uma pessoa, a tatuagem polinésia foi aperfeiçoada em uma incrível forma de arte ao longo de milhares de anos. Desenhos que foram colocados na frente do corpo eram simbólicos do futuro. Se o desenho, ou “moko”, foi colocado na parte de trás do corpo, esta foi uma comemoração ou celebração de um evento ou uma pessoa do passado.
Povo da Polinésia também é creditado com nomeando o ofício com a palavra “Tatu” que significa “marcar algo”. Outras variações do final dos anos 1700 em diante foram “Tatatau” e “Tattau”
Os aborígenes da Austrália criaram tatuagens intrincadas e ricamente simbólicas de animais e desenhos abstratos. Tatuagens foram usadas para ajudar na cura, para celebrar a herança de uma pessoa e honrar os laços do homem com a natureza. Cores de preto, vermelho e branco sempre foram populares para tatuagens nesta parte do mundo
América do Norte e do Sul
Os povos antigos do Chile e do Peru se marcaram com animais estilizados, especialmente pássaros e onças. Eles tatuavam seus torsos, membros, mãos, dedos e até mesmo seus rostos com desenhos muito semelhantes aos que usavam em suas roupas e cobertores. Desenhos semelhantes também são encontrados em sua cerâmica.
As tribos norte-americanas frequentemente usavam desenhos de tatuagem que foram transmitidos através das gerações por milhares de anos. Às vezes era apenas o xamã ou guerreiro ou usava certos desenhos; outros eram reservados para mulheres ou expressão pessoal.
Patas de animais, como ursos ou lobos, eram desenhos comuns. Flechas, cabeças de animais e até penas eram símbolos que significavam algo para o usuário e para a sociedade em geral. Tatuagens marrons, pretas, vermelhas, azuis, amarelas e brancas podiam ser vistas; embora os desenhos mais comuns fossem pretos ou vermelhos.
Tatuagens nos Estados Unidos
Tatuagem cresceu e diminuiu em popularidade através da história da humanidade e os EUA não é excepção. Acreditava-se originalmente que era algo que apenas marinheiros, criminosos e “malucos” de circo faziam.
Hoje, é amplamente aceito como uma forma de auto-expressão e tatuadores talentosos são tão procurados como alguns designers de roupas. As pessoas em todo o mundo usam tinta, por quase tantos motivos quanto pessoas. Curiosamente, essas razões não variaram muito desde a primeira vez que uma pessoa escolheu fazer uma marca permanente em si mesma. Memórias de entes queridos perdidos, para marcar o serviço militar, para se destacar dos outros, todos talvez com uma pitada de rebeldia, servem para tornar a tatuagem algo que define os desejos da condição humana.
A arte de tatuar nos EUA tem uma história rica e colorida como a de muitos outros países. Além da tatuagem cerimonial e pessoal feita pelos nativos americanos, a maioria da população sabia muito pouco sobre a arte. Antes da década de 1920, pensava-se que as tatuagens eram algo para “marinheiros”, como era comum na Europa na época. Muitas pessoas cresceram sem nunca terem visto uma tatuagem.
Com a crescente popularidade de circos e shows paralelos, isso logo mudaria. Pioneiros como Betty Broadbent e Lewis Alberts logo introduziriam a arte para audiências totalmente novas de Coney Island a Clearwater.
Martin Hildebrandt, um tatuador profissional da Alemanha, mudou-se para Boston em 1846. Acredita-se que ele abriu o primeiro estúdio de tatuagem americano em Nova York, tornando as tatuagens acessíveis para qualquer um que desejasse a arte. Antes da inauguração de seu estúdio, a maioria das pessoas que tinha tinta tinha viajado ao exterior para obtê-lo. Martin era famoso por sua arte em ambos os lados da Guerra Civil; Soldados da União e da Confederação exibiam seus projetos.
A filha de Martin, Nora, estava totalmente coberta com o trabalho artístico de seu pai e se exibia como uma das primeiras exposições American Tattooed Lady. Ela viajou com o circo Barnum e Bailey durante toda a década de 1890, mostrando o trabalho de seu pai com orgulho.
Nova York era o lar de outro famoso tatuador da época: Samuel O’Reilly. Seu famoso estúdio da Chatham Square era chamado de Bowery. Tatuagem correu em sua família: seu primo era bem conhecido tatuador britânico, Tom Riley. Em 1891, Samuel patenteou a primeira máquina de tatuagem elétrica, baseada no projeto de uma caneta elétrica por ninguém menos que Thomas Edison. Isso revolucionou a arte acelerando o processo; Antes da máquina elétrica, a maioria dos artistas trabalhava com agulhas presas a um cabo de madeira.
Samuel é creditado com a tatuagem de milhares de pessoas no Bowery, incluindo muitas pessoas de circo. Pelo menos 50 das exibições mais bem tatuadas da época mostravam os desenhos de Samuel. Uma de suas mais famosas duplas foi Emma e Frank DeBurgh. Ambos exibiam obras de corpo inteiro que incluíam cópias detalhadas de pinturas famosas, como DaVinci’s Last Supper, com muitas flores e animais. O casal amoroso também tinha seus próprios nomes inscritos em seus corpos
No século XX
Após a morte de Samuel Riley em 1908, seu aprendiz, Charles Wagner, assumiu o Bowery. Charles logo se tornaria um renomado tatuador. Um de seus clientes mais famosos era a adorável Betty Broadbent, a primeira pessoa a ser homenageada pelo Salão da Fama do Tatuagem.
Betty foi coberta com mais de 560 tatuagens individuais e ela foi um sucesso onde quer que ela fosse. Apenas o rosto e os braços inferiores estavam descobertos. Ela começou a fazer turnês com Barnum e Bailey Circus em 1927 e viajou o mundo pelos próximos 40 anos, mostrando sua arte não apenas nos EUA, mas também na Austrália e Nova Zelândia. Betty era conhecida como empreendedora e não tinha medo de falar o que pensava. Em 1939, ela participou de um concurso de beleza na Feira Mundial de Nova York, simplesmente para desafiar as idéias tradicionais de “beleza”. Ela se tornou uma tatuadora popular quando se aposentou na Flórida no final dos anos 1960.
Charles Wagner foi o primeiro artista a oferecer “tatuagem cosmética” ou maquiagem permanente aplicada aos olhos e lábios. Ele também foi um dos primeiros a tatuar animais, como cães e cavalos, para fins de identificação. Infelizmente, quando ele morreu em 1953, seu estúdio estava vazio diretamente no lixo da cidade. Acredita-se que milhares de desenhos e fotografias originais foram destruídos. Independentemente disso, ele ainda é nomeado como um dos principais tatuadores da América.
O século 21 e além
Graças em grande parte aos pioneiros artesãos de tatuagens americanos dos séculos XIX e XX, os americanos aceitaram a arte da tatuagem na cultura dominante. Desde os anos 1970 e 1980, há mais tatuadores profissionalmente treinados em quase todas as cidades dos Estados Unidos do que nunca. Desde a década de 1990, exposições de tatuagem acontecem ao lado de artistas e escultores.
Não só o trabalho artístico tem sido amplamente aceito, colecionando memorabilia de tatuagem se expandiu para incluir o flash de artistas famosos, bem como suas ferramentas. “Flash” é o nome dado aos esboços e pinturas usadas pelos artistas para mostrar suas habilidades para seus clientes. Flash geralmente adorna as paredes de seus estúdios. As pessoas podem escolher um design flash para uma tatuagem ou fazer com que o artista desenhe algo novo para elas.
Artistas de tatuagem modernos bem conhecidos na América incluem Kat Von D, Hannah Aitchison e seu irmão Guy, Filip Leu, Paul Tinman e Paul Booth. Eles são todos famosos por seus designs únicos e, em alguns casos, surpreendentemente vida como retratos feitos a partir de fotografias.
Mais pessoas estão ostentando tinta no século 21 do que nunca. Muitos dos desenhos são como aqueles feitos por artistas nos séculos anteriores, muitas imagens estereotipadas de patriotismo, nostalgia e saudade; No entanto, estes foram amplamente melhorados por artistas adicionando sua perspectiva única.
Os clientes têm uma escolha quase inimaginável em designs e cores, desde o preto e branco simples até o brilho da tinta escura, e a tatuagem como uma forma moderna e cada vez mais artística de autoexpressão chegou para ficar.
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